
Caros associados e queridos amigos, é com honra e humildade que agradeço pela confiança depositada em mim para liderar a equipe que trabalhará por nossa SIB nos próximos dois anos.
Como disse em meu pronunciamento na assembleia, havia em muitos de nós preocupações até certo ponto justificadas quanto a uma possível descontinuidade de toda a rica história que nossos pais, avós e bisavós construíram. Também eu estava contaminado, confesso. Mas, inconformado, disse a mim mesmo: - não em nossas mãos! E entrei em contato com várias pessoas que responderam positivamente ao convite para formar uma equipe de trabalho e fazer a nossa parte. Se o desânimo é contagioso, o entusiasmo também o é.
Vivemos dias difíceis. Mas é justamente nesses momentos que costumamos nos lembrar quem somos e com que valores somos comprometidos, há milênios! Somos um só povo, em toda a imensa diversidade que tão bem nos caracteriza.
Queremos resgatar a alegria e o prazer da convivência. Convoco a todos a restaurar o hábito de nos encontrarmos na sinagoga todas as sextas-feiras, no Cabalat Shabat. Quem se sentir tocado pela religião, venha; quem não, venha também. Porque, muito mais que um evento religioso, é, antes, um evento social. É a oportunidade de nos vermos, de fortalecermos os nossos vínculos. Tragam suas famílias e especialmente suas crianças – filhos, netos – para fazer bagunça. E para elas aprenderem desde cedo a gostar daquele ambiente. E é para elas e para os jovens que nos voltaremos com absoluta prioridade. Reabriremos a escolinha e apoiaremos o Dror. E a vida judaica voltará a pulsar diante de nossos olhos!
Havemos de comemorar todos os chaguim e datas históricas, mas, mais que isso, de oferecer momentos de cultura e lazer comunitários. A comunidade é a nossa família maior, vamos desfrutar desse privilégio e celebrar a vida. Le Chaim!
Mauro Brachmans
Comments