Com a vacinação avançando ao redor do mundo – mesmo que a passos lentos em alguns lugares – já é possível ver uma luz no fim deste longo e tenebroso túnel pandêmico e com isso, aquele bichinho do vamos viajar começa a coçar os fundilhos daqueles mais inquietos. E como o segundo o Instituto de Pesquisas Tiradas da Minha Cachola imagina que o destino preferido de 12 em 10 judeus seja Israel, nada melhor do que dar algumas dicas tanto para quem já praticamente tem passaporte azul, quanto para marinheiros de 1ª viagem.
Assim, não importa se a retomada do turismo em Israel aconteça no inverno chuvoso ou no verão escaldante, as condições ao ar livre são irrelevantes se você fizer turismo no subsolo.
Por isso, quando vi o vídeo abaixo, foi a deixa para destrinchá-lo e falar um pouco sobre cada uma das 10 das melhores atrações subterrâneas em Israel que ele indica:
10 - O Túnel dos Templários, em Acre (Akko):
Os Templários eram uma ordem militar-monástica que - em nome do papa - ajudava
peregrinos e doentes da Europa a visitar os locais sagrados da Terra de Israel. Em 1187, os Templários se estabeleceram na cidade de Acre (favor não confundir com o Estado) e
construíram uma fortaleza. O túnel tem 150 metros (492 pés) de comprimento e se estende desta fortaleza no lado ocidental da cidade, até o porto da cidade no Leste. Você pode se sentir o próprio Prof. Robert Langdon, personagem principal do famoso livro Código da Vinci fazendo este trajeto.
9 - Cavernas de estalactite, em Beit Shemesh:
Esta reserva natural abrange uma extensa área de floresta natural e a maior e mais bela
caverna de estalactite-estalagmite em Israel.
Caso não saiba a diferença, entre as duas (Prometo não contar a ninguém), estalactites são aquelas formações que descem do teto da caverna, formadas por anos de gotejamento. Já as estalagmites são as que crescem do “chão” das cavernas e grutas, pelo processo inverso.
Ambas, são de belezas impressionantes e é difícil não pensar na frivolidade do tempo, ao ver estas verdadeiras obras de arte esculpidas por eras.
8 - Túneis de Herodion, Parque Nacional de Herodion:
Quando os judeus se rebelaram contra a opressão romana nos séculos I e II, eles estabeleceram um sistema complexo de túneis subterrâneos e cisternas dentro da colina Herodion (Herodium) perto de Jerusalém para proteger o suprimento de água e se esconderem de um inimigo muito mais poderoso que eles. Era deste lugar que saíam para seus ataques contra a Legião de Roma. Há quem acredite que esta foi a primeira guerrilha da história.
7 - Os Túneis do Muro das Lamentações, em Jerusalém:
Um pequeno segredo não-tão-segredo-assim, mas que pouca gente sabe: O Kotel HaMaaravi, ou Muro das Lamentações, na verdade se estende ao longo de quase meio quilômetro, mas apenas uma pequena parte é visível na Praça que leva o seu nome. Passear pelos túneis do Muro das Lamentações fornece acesso aos segmentos ocultos da vista. Os antigos espaços subterrâneos incluem grandes arcos de pedra, poços de água, um antigo aqueduto de água e muito mais. Uma pessoa ali, sente-se realmente nas entranhas do judaísmo.
6 - As Cavernas de Beit Guvrin, em Beit Guvrin:
Cerca de 800 cavernas em forma de sino estão neste parque nacional, algumas ligadas por túneis subterrâneos. Curiosamente, estas não são formações naturais. Foram formadas pela extração de giz, usado para fazer estradas, gesso e argamassa, do quarto ao nono século.
Desde 2014, são consideradas Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.
5 - Sob a Via Dolorosa, Jerusalém:
Estas são as ruínas escavadas da rua da era romana abaixo da atual Via Dolorosa na Cidade Velha (que data apenas da Idade Média). Alguns a chamam da “verdadeira Jerusalém”. Foram nestas ruínas, por exemplo, que Jesus realmente caminhou, não nas ruas e vielas atuais da cidade velha.
4 - Piscina dos Arcos, Ramla:
Este reservatório de água subterrâneo foi construído em 789 da Era Comum. Hoje em dia, você pode alugar barcos a remo para explorá-lo. Uma experiência incrível.
3 - Túnel de água de Siloé, Jerusalém:
Também conhecido como Túnel de Ezequias, este canal de água foi escavado nos tempos bíblicos abaixo da Cidade de Davi, em Jerusalém oriental, para garantir um abastecimento contínuo de água à cidade em face do cerco assírio em 721 AEC.
2 - Cavernas Azuis, Rosh HaNikrá:
Estas grutas no sopé de um dramático penhasco que conduz ao Mar Mediterrâneo foram criadas após uma série de tremores subterrâneos que quebraram a rocha. Ver a água da chuva e as ondas do mar fluindo por essas fendas cria uma experiência única.
1 - Caverna de Sal no Monte Sodoma, Mar Morto:
Esta montanha, que é 80 por cento de sal, fica na ponta sul do Mar Morto e é onde a história bíblica de Sodoma e Gomorra aconteceu. Esta é considerada a maior caverna de sal do mundo, com 11 quilômetros de extensão, então tenha cuidado para não se perder!
E então, gostou das dicas? Já esteve em algum destes lugares? Eu já!
Curta, compartilhe e comente!
Vou adorar ler o que tem para dizer.
Comments