top of page
Foto do escritorRoberto Camara Jr.

A ascensão e queda dos superstars pop israelenses Static e Ben El

Eles podem não ter sido os Beatles, mas, para uma geração de jovens israelenses, descobrir que a dupla pop Static e Ben El estava se separando interrompeu a trilha sonora de suas vidas tanto quanto a dissolução dos Fab Four para a geração que os acompanhou.


Static e Ben-El<


Os dois jovens nada discretos reinaram como reis indiscutíveis das paradas israelenses nos últimos sete anos, com uma série de hits e vídeos virais que injetaram nova energia em uma cena musical israelense que antes era dominada por cantores e compositores melancólicos, roqueiros envelhecidos. e rappers irritados.


Misturando hip-hop e pop Mizrahi com sons latinos e reggaeton, o visual e o som otimistas e de alta energia de Static e Ben El eram diretos e ao ponto, com letras divertidas e cativantes (mesmo que não fossem particularmente sofisticadas).

A dupla – cujos nomes reais eram Liraz Russo, de 31 anos, e Ben El Tavori, de 30 – ganhou destaque em 2015 via YouTube.


Ao longo dos anos, eles reuniram um exército de fãs adolescentes e pré-adolescentes dedicados e obstinados – que reagiram com emojis e GIFs tristes quando o anúncio sobre a separação chegou às suas contas de mídia social na última quinta-feira.

“Queridos amigos”, a dupla postou em suas plataformas. “Esta não foi uma decisão fácil, no entanto, a dupla conhecida como Static e Ben El decidiu se separar. Este projeto mudou nossas vidas de muitas maneiras, e ainda continuaremos a amar e apoiar um ao outro em nossas jornadas separadas. Também queríamos agradecer a vocês por serem tão solidários e por nos ajudar a viver nossos sonhos. Claro – os shows já agendados ainda acontecerão. Nós te amamos muito, vemos você em nossa nova encarnação.”

Foi uma queda acentuada de 2018, quando o céu parecia ser o limite para a dupla. Esse foi o ano em que o magnata do entretenimento israelense-americano Haim Saban os colocou sob sua asa e, após oito meses de negociações, os levou a um contrato de US$ 5 milhões com a Capitol Records - parte do famoso Universal Music Group, e os colocou na companhia de Taylor Swift, Mariah Carey, Coldplay e Jay-Z.


A dupla se tornou o primeiro pivô da nova empresa global de entretenimento musical da Saban, a Saban Music Group, na qual ele investiu US$ 500 milhões. Eles se tornaram jet-setters, voando regularmente entre Tel Aviv e Los Angeles.



O lançamento internacional de Static e Ben El foi a cereja no topo do bolo de uma carreira local multifacetada que já havia explodido localmente, varrendo os prêmios de música do país. Suas personalidades populares se traduziram em grandes acordos de patrocínio para tudo, desde moda a pudim de chocolate e shows lucrativos e de alto nível como juízes nas versões israelenses de reality shows populares como “The Masked Singer” e “American Idol”.


Mesmo antes de sua estreia internacional oficial, eles olhavam além de Israel através de sua música. Um de seus maiores sucessos, “Tudo Bom” (que tem o quinto maior número de visualizações no YouTube já alcançado por um vídeo israelense), apresentava música brasileira e incluía frases em português. Uma música chamada “Namaste” apontava para a Índia, enquanto outra, “Kawaii”, tinha um tema de anime japonês. E em 2020, eles lançaram “Habib Albi” (árabe para “Amor do meu coração”) como a música oficial de Tel Aviv para a Semana do Orgulho daquele ano, junto com a cantora árabe-israelense Nasreen Qadri, com letras em hebraico, inglês e árabe.


Seu som distinto foi idealizado por seu produtor, Yarden Peleg – que atende pelo apelido profissional Jordi.


Suas origens e personalidades eram muito diferentes, tornando-os um casal estranho. Static, de cabelo arco-íris, que cresceu e mora em Haifa, foi um talentoso prodígio musical desde jovem e é visto como o cérebro por trás de seus sucessos.


Ben El trouxe o pedigree de celebridade e a voz de ouro para o ato. Ele é filho do cantor Shimi Tavori, conhecido por sua turbulenta vida amorosa, múltiplos casamentos e relacionamentos problemáticos com seus filhos (ele e Ben El estão atualmente separados) tanto quanto por seus sucessos, e viveu grande parte de sua vida. vida em Los Angeles, onde Ben El foi criado. Assim como “The Osbournes” (com o cantor do Black Sabbath Ozzy Osbourne e sua família disfuncional), sua casa foi virada de pernas para o ar se tornou um reality show de curta duração em 2021 chamado “The Tavoris”.


No entanto, após a empolgação do anúncio de seu lançamento internacional bem financiado em 2018, sua sorte começou a mudar. Depois de trabalhar intensamente por um ano gravando novas músicas e regravando hits israelenses em inglês, Static e Ben El estavam prestes a começar a fazer turnês pelo mundo quando a pandemia do COVID-19 chegou. Isso limitou seu potencial para maximizar a publicidade de suas colaborações com grandes estrelas: eles gravaram o single “Further Up” com o rapper americano Pitbull em 2020, seguido mais tarde naquele ano por “Shake Ya Boom Boom” com o Black Eyed Peas.


Em vários casos, a pandemia os forçou a fazer grandes aparições na mídia virtualmente – como sua estreia no “The Late Late Show” da CBS com James Corden” – e qualquer esperança de uma grande turnê internacional foi destruída.

Após o COVID, enquanto trabalhavam para revigorar suas ambições internacionais mantendo-se localmente, suas vidas pessoais tornaram-se mais complicadas e a tensão começou a aparecer.


Após o noivado de alto perfil de Static em 2019 e o casamento em 2021 com sua namorada de longa data Sarit Polak, ele logo foi perseguido por rumores de infidelidade com uma estrela pop muito mais jovem.


A situação ficou ainda mais complicada para Ben El Tavori, que teve um relacionamento turbulento – e filho chamado Prince – com a apresentadora de televisão Ortal Amar, também marcado por escândalos de traição, um rompimento e mais recentemente um romance altamente divulgado em Los Angeles com Danielle Levi, integrante da equipe de estilo de Kim Kardashian.


Tavori parecia estar seguindo os passos de seu pai quando uma gravação vazada chegou à mídia contendo um longo discurso no qual ele insultou, xingou e repreendeu Amar por suas diferenças financeiras, exclamando: “Eu não quero mais ver o garoto enquanto Eu viver – eu te disse isso! Eu apaguei ele” Ele seguiu com uma ameaça de que, se ele passasse um tempo com seu filho, ele passaria incitando a criança contra Amar, fazendo-o “odiá-la”, e que ele não pagaria um centavo a ela. mesmo que isso o mande para a prisão.


A publicidade resultante custou a Tavori alguns de seus endossos lucrativos: ele não era mais considerado um representante apropriado para anúncios de pudim de chocolate voltados para crianças.


Então, no que parecia em retrospecto um presságio, o desastre quase aconteceu em um show de Static e Ben El em Eilat na quarta-feira passada, quando uma plataforma com dois alto-falantes maciços desabou, ferindo levemente duas meninas de 10 e 15 anos.

Após a semana desastrosa de má publicidade, sua equipe tentou juntar as peças com um tour positivo.


O homem por trás de seus vídeos de sucesso, o diretor Roman Buchatsky, foi à mídia na noite de sábado. Ele declarou que a decisão de se separar vinha de muito tempo, e as “más vibrações” como ele descreveu os eventos das últimas semanas foram o catalisador, não a causa.


“Havia uma sensação de carma, de que algo não estava funcionando aqui”, disse Buchatsky, observando que desde o início o casal era um “casal estranho” cujo relacionamento teve seus altos e baixos.


A separação, ele previu, “dará a eles a chance de explorar novas oportunidades e fazer um rebranding. Ouvi parte do material em que estão trabalhando individualmente, e não é nada parecido com o que este país já viu antes. … Se alguém acha que esse rompimento significa que eles terminaram, estão errados. É só o começo.”.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page