Nasceu! O grupo Mischpachá veio à luz no último dia 09 de dezembro!
Nosso primeiro encontro do Projeto Mishpacha ocorreu uma oficina Arteterapêutica, conduzida pela facilitadora e pesquisadora Léa Ester Sandes-Sobral, arquiteta de formação e arte-terapeuta, com inspiração Junguiana e do Pathwork. A oficina foi desenvolvida com uma estrutura leve e breve, como roteiro inicial para dar os primeiros passos na busca de si mesmo através das modalidades artísticas, em que os participantes de idade entre 17 a 97 anos, foram convidados a buscar em seu inconsciente coletivo e individual recursos para trabalhar as dores, angústias, medo e esperanças motivados pelo momento atual, em que Israel se encontra em conflito.
Sobre o evento, Lea Ester comentou:
“A Escuta da Alma. Oficina Arteterapêutica realizada com algumas famílias da comunidade judaica da Bahia. A Arteterapia tem como objetivo transformar sentimentos e emoções como medo, dor e ansiedade através da arte.
O contato com argila expressa através das mãos conteúdos ocultos no inconsciente pessoal e coletivo: acolhimento, ancestralidade, espiritualidade, perdas, amor, dor, paz, etc. Este trabalho de desenvolvimento pessoal e coletivo trouxe paz aos corações dos participantes. A doação faz parte dos princípios éticos fundamentais do judaísmo”.
Após a oficina foi realizada a cerimônia de Havdalá e logo após o acendimento da 3° vela de Chanukah. Mauro Zalcbergas , nosso diretor e ex-presidente, comentou sobre o evento “ encontro cheio de luz e judaísmo”. Durante o evento ocorreu também a inauguração de um painel, fruto das oficinas de azulejos ocorridas no grupo seminovos e no projeto simchá.
Comentarios