Lou Lenart, esquerda, e outros pilotos na frente do Avia S-199 plane. (Courtesy of Boaz Dvir via JTA), imagem de Times Of Israel.
A História da Força aérea de Israel começa com o trabalho voluntário do piloto Judeu Americano Luo Lenart, que lutou na segunda grande guerra pela força aérea americana. Convocado pela liderança judaica da Palestina, Luo Lenart começou seu trabalho recrutando pilotos Judeus que haviam participado da segunda grande guerra. O segundo passo e muito complicado foi comprar aviões, pois havia um boicote que dificultava os judeus comprarem armas, porém o caminho encontrado foi através de um acordo com a Tchecoslováquia, um dos poucos países dispostos a vender armas a Israel.
Dois dias antes do início da Guerra da Independência Lou Lenart e os outros pilotos voluntários vão até a Tchecoslováquia buscar o que seria a futura Força Aérea de Israel.
Na verdade, a Tchecoslováquia não fabricava nem possuía aviões de guerra para comercializar, porém haviam sucatas e restos de aviões da segunda guerra. A partir destas sucatas os aviões foram remontados, partindo da recuperação de fuselagens de caças alemães Messerschmitt 109, usados pelos nazistas e adaptando motores e hélices dos bombardeiros alemães Heinkel.
Quando Lou Lenart viu os aviões recém comprados exclamou: “Estes aviões são o pior pedaço de merda que eu já pilotei”. Ele duvidava até se poderiam ser capazes de voar, principalmente pela forma como foram montados. As dúvidas não eram infundadas, pois já no primeiro voo de teste um dos aviões quase caiu.
Durante o treinamento de pilotagem destes aviões, ainda na Tchecoslováquia eles recebem a informação que as tropas árabes haviam começado a invadir Israel e que estavam avançando e conquistando rapidamente o território Israelense. Isto representou uma forte pressão para que interrompesse os treinamentos e fossem imediatamente para Israel com o que seria a primeira esquadrilha de aviões da Força Aérea Israelense. Eles partiram com seis aviões, porém dois se acidentaram no trajeto e somente quatro chegaram a Israel. Portanto a Força aérea de Israel toda ficou composta por quatro aviões.
No dia 29 de maio de 1948, finalmente começou a primeira missão da força aérea, incumbida de interromper o avanço das tropas egípcias que se encontravam próximas a Tel Aviv, a maior cidade judaica. Caso Tel Aviv fosse conquistada provavelmente seria o fim do Estado de Israel que mal havia começado.
Os pilotos Lou Lenart, Modi Alow, Ezer Weizman e Eddie Cohen lutaram contra mais de 6 mil soldados egípcios numa batalha caótica onde o avião do Eddie Cohen foi abatido. Porém eles conseguem lançar uma bomba atrás das linhas inimigas, que foi suficiente para tirar a confiança do exército egípcio. A simples visão dos caças Israelenses, que antes pertenciam ao poderoso exército alemão, aterrorizaram os egípcios que sem saber se Israel tinha ou não uma força aérea consistente, as tropas árabes ficaram desorientadas, permitindo o início da Operação Yo’av realizada entre 15 e 22 de outubro de 1948 no deserto do Negev, O objetivo era criar uma barreira entre as forças egípcias ao longo da costa e a estrada Beersheva – Hebron – Jerusalém e assim conquistar o Negev permitindo o avanço da infantaria israelense diante de soldados egípcios. Esse foi o início da virada da guerra favorável a Israel.
Esta história realmente é inacreditável e merece ser contada em homenagem e memória destes heróicos pilotos que com apenas quatro aviões viraram a história da Guerra da Independência do Estado de Israel.
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