Às 12h24, horário de Israel, de segunda-feira, 6 de janeiro, Ethan Schwartz e seus colegas da ONG de ajuda humanitária Israaid estavam trabalhando duro para preparar uma resposta à crise humanitária que se desenrolava na Turquia e na Síria, quando seu escritório começou a literalmente tremer. Localizado no 13º andar de um prédio de escritórios em Tel Aviv, Schwartz e seus colegas desceram prontamente as escadas do prédio, incluindo membros de sua equipe no processo ativo de planejamento do envio de uma delegação ao local do terremoto.
(Reprodução)
Enquanto Tel Aviv está localizada a uma distância segura de aproximadamente 474 quilômetros do epicentro do terremoto, e os modernos edifícios israelenses devem cumprir as medidas de segurança contra terremotos, a extensão total do terremoto de segunda-feira é desconhecida. “O número de mortos continua aumentando e o número de feridos continua aumentando.” A perda incalculável de vidas humanas é “agora mais de 5.000 pessoas mortas, mas o número provavelmente aumentará”.
Israel tem grande experiência na prevenção de desastres naturais e em responder rapidamente a eles quando eles ocorrem - então Israaid pode fazer uma enorme diferença trazendo esses recursos para onde eles são mais necessários. “Israaid é a principal organização não-governamental de ajuda humanitária de Israel e responde a emergências e crises em todo o mundo”, explica Schwartz, gerente de mídia e comunicações. Com mais de duas décadas de experiência, a ONG tem um longo histórico de resposta a crises em todo o mundo - não apenas no instante seguinte, mas permanece onde a ajuda é necessária nos próximos anos.
Uma delegação está atualmente a caminho da Turquia para preparar uma avaliação para a recuperação de longo prazo do país e fornecer apoio imediato. “As primeiras 24 a 72 horas são realmente cruciais” para uma resposta ao terremoto, e o Israaid está enfrentando o momento fornecendo necessidades médicas e sanitárias urgentes para os deslocados. “Quando você é forçado a evacuar sua casa em uma situação repentina, não necessariamente tem acesso básico a sabonete, pasta de dente, escova de dente, absorvente higiênico ou itens quentes”.
Dado o atual frio intenso na Turquia, Israaid está focado em entregar “coisas básicas como cobertores, chapéus e luvas” e responder às necessidades imediatas de apoio à saúde mental. A aptidão de Israel em responder aos “efeitos potenciais do trauma é enorme” após as crises tem uma tremenda experiência em agir rapidamente para ajudar seus parceiros globais com cuidados psicológicos vitais.
A resposta a este terremoto, só é possível por causa das relações que foram estabelecidas com parceiros turcos em 2017. “Israaid trabalhou com refugiados sírios em vários contextos diferentes, inclusive na Turquia. Em 2015, lançamos nossa resposta à crise dos refugiados sírios e, em 2017, começamos a trabalhar com refugiados sírios para fornecer tudo, desde apoio de emergência, assistência médica, apoio psicológico e de saúde mental e apoio à integração de longo prazo, ou seja, como tentar construir uma nova vida para você mesmo em um novo país.”
A área da Turquia mais atingida pelo terremoto fica muito perto da fronteira com a Síria e, portanto, “é o segundo maior lar de refugiados sírios na Turquia depois de Istambul”. Essas relações existentes com parceiros locais nesta região permitiram que a Israaid estivesse em comunicação e coordenação com as pessoas diretamente afetadas pelo terremoto no mesmo dia da emergência.
Em nome da organização, Schwartz compartilha que “estamos muito orgulhosos de poder trazer a experiência de Israel para as comunidades que precisam dela para construir um futuro mais forte e comunidades mais fortes em todo o mundo”. Em um nível pessoal, ele reflete como sua educação judaica se alinha com a missão de Israaid, como os valores de tratar todos os humanos com respeito porque foram criados à imagem de Deus e toda vida é sagrada.
Schwartz observa que o judaísmo é uma religião de ação, não de mero pensamento. “O judaísmo nos ensina não apenas a nos preocuparmos com diferentes situações de injustiça, desigualdade ou crise, mas a realmente fazer algo. Tenho muito orgulho de poder trabalhar em um lugar onde posso colocar meus valores pessoais em prática. É uma grande parte do que ser judeu significa para mim”. literalmente tremer.
Fonte: FDI (Reprodução)
Além da Israaid, uma delegação das Forças de Defesa de Israel com centenas de soldados especializados já está em solo turco ajudando no resgate de vítimas.
A delegação, liderada pelo Comando da Frente Interna das FDI, partiu da Base Aérea de Nevatim em aeronaves da Força Aérea de Israel já na noite de terça-feirae começou sua missão de busca e resgate praticamente imediatamente.
O Comandante do Comando da Frente Interna, MG Rafi Milo, definiu a missão da delegação como prestar assistência imediata nos esforços de salvamento. Isso incluirá o mapeamento rápido dos locais atingidos pelo terremoto. Paralelamente, a delegação prepara-se para prestar assistência médica às pessoas resgatadas dos locais atingidos pelo sismo.
A delegação está sendo chefiada pelo Comandante da Unidade Nacional de Resgate no Comando da Frente Interna, COL (res.) Golan Vach, e inclui 150 militares da ativa e reservistas. O pessoal da Autoridade de Incêndio e Resgate de Israel também se juntará à delegação. O Comandante da Brigada de Busca e Salvamento, COL Elad Edri, é responsável pela busca e salvamento e pelos preparativos logísticos. Além disso, o IDF Medical Corps está se preparando para enviar uma delegação para montar um hospital de campanha se for considerado necessário e conforme instruído pelo Ministro da Defesa.
A delegação está operando em cooperação com os seus homólogos turcos e internacionais durante a missão e está preparada para lidar com condições meteorológicas extremas.
Preparativos para o envio de ajuda humanitária para as vítimas dos terremotos na Turquia
Comments