top of page

A SIB convoca a todos para, cerimonia de Yom Hashoá



Neste domingo, dia 05 maio 2024 nós da SIB contamos com a sua presença as 9:00 horas para a nossa cerimônia de Yom HaZikaron laShoá ve-laG’vurá     – Dia da Recordação do Holocausto e Heroísmo, abreviado como Yom HaShoá (Dia do Holocausto) –que é celebrado no dia 27 do mês judaico de Nissan no Estado de Israel e por todos os judeus do mundo.


Neste dia recordamos e honramos a memória dos mais de seis milhões de judeus assassinados pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Em Israel, as sirenes de alarme soam e guardam-se dois minutos de silêncio, sob o lema de “lembrar e recordar para jamais esquecer”.


Acenderemos 6 velas simbolizando os mais de seis milhões de judeus que foram assassinado e rezaremos por eles e cantaremos o Hino de Israel e esperamos ter na SIB o máximo de pessoas possível, como a data merece.


Lá em Israel, os colégios, bases militares e demais organizações comunitárias organizam cerimônias acerca da data. Na véspera e durante esse dia, os locais de entretenimento permanecem fechados por lei. A televisão israelense exibe documentários sobre o Holocausto e programas de entrevistas relacionados à data. Às 10:00 horas da manhã, sirenes aéreas soam por todo o país e cumprem-se dois minutos de silêncio. Praticamente o país todo para. Os motoristas param seus carros no meio da rua e se põem de pé, ao lado, em silêncio, enquanto soam as sirenes. É um momento de grande impacto, como se aquele som cortasse o ar.


O Povo Judeu, que, durante a 2ª Guerra Mundial era destituído de um país e indefeso, hoje tem um país que é uma potência militar, exportador de tecnologia militar. O Estado de Israel produz os melhores pilotos da força aérea do mundo, e seu serviço secreto, o Mossad, juntamente com a CIA e a inglesa MI6, constituem os serviços de inteligência mais eficientes e influentes no mundo. Holocausto nunca mais, ainda que os ataques e o terrorismo continuem atacando o povo judeu, a união e a força da fé nos tornarão perene.


Que a memória de nossos mártires e heróis do Holocausto seja consagrada no coração de todos os judeus, para todo o sempre.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page