top of page
Foto do escritorClaudia Loureiro

Acendimento de velas e muita alegria na quarta noite de Chanuká

Ontem, dia 21/12/22, a SIB estava em festa. O público era pequeno, mas muito alegre e felizes por estar ali, juntos, acedendo nossa quarta vela de Chanuká.


A diretoria da SIB se empenhou bastante e tivemos uma festa muito alegre, com mesa de roscas, uma outra mesa farta de delícias de Chanuká, Marcos Wanderley que deu um verdadeiro show e colocou todos nós pra dançar e lembrar que temos muito motivos pra comemorar a alegria do encontro. Encontro com a comunidade, encontro com as tradições, encontro com o judaísmo.


O acendimento das velas teve também um encontro interessante, o nosso presidente e mais dois ex-presidentes da SIB: Mauro Zalcbergas, Izio Kowes e Luciano Fingergut, junto com Renato Guertzenstein, Vera Brachman e Ruthy Nádia Laniado, fizeram as Brachot e acenderam as velas.


Pérola Pikelaizen e o Grupo Simchá, também nos prestigiaram com um espaço lindamente decorado para Chanuká e atividades infantis disponíveis para as crianças, obrigada Pérola pelo lindo trabalho que você faz.


Segundo a tradição, como registrado no Talmud, no momento da dedicação, havia muito pouco de óleo santificado no Templo, a maioria dos vasos havia sido profanado pelos gregos deixando apenas o suficiente para um dia. Este óleo era necessário para alimentar as luzes da Menorá no Templo, que deveria queimar durante toda a noite todas as noites. Apesar da aparente falta, milagrosamente, o Menorá queimou por oito dias, que foi o tempo suficiente para preparar um novo suprimento de óleo santificado para o Menorá. Em reconhecimento a isso, uma festa de oito dias foi declarada para comemorar esse milagre.


Comparo esse milagre do Chanuká ao que estamos vivendo na SIB, precisamos manter a chama do judaísmo acesa, mas hoje somos muito poucos acreditando na SIB, e esses poucos podem fazer muito pouco, porém isso que parece pouco tem mantido a SIB viva, mantendo as tradições e valores judaicos e vão se manter acesos por quantos dias forem necessários para que a SIB nunca se apague.


Por fim agradecemos aos funcionários Val e Ubaldo que, como sempre, se dedicaram e fizeram nossa festa ser impecável.


Confira as fotos do nosso evento abaixo:




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page