top of page

Alemã de 97 anos é condenada por cumplicidade em 10.500 assassinatos em campos de extermínio nazista

Uma alemã de 97 anos cujo julgamento por ajudar crimes nazistas foi brevemente prejudicada quando ela fugiu no ano passado foi condenada por cumplicidade em 10.500 assassinatos em campos de concentração.

(Reprodução JTA)


Irmgard Furchner tinha 95 anos quando foi presa e acusada de crimes relacionados ao seu trabalho como secretária no campo de concentração de Stutthof na Polônia ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Julgada no tribunal de menores por ter menos de 21 anos na época, foi condenada terça-feira a dois anos de liberdade condicional, naquela que será provavelmente uma das condenações definitivas relacionadas com crimes cometidos durante o regime nazi.


Furchner inicialmente resistiu à acusação, fugindo de táxi de seu asilo no primeiro dia de julgamento; ela logo foi presa. Furchner também não havia comentado sobre as acusações contra ela até recentemente, quando ela falou brevemente durante sua última aparição no tribunal no início deste mês.


“Sinto muito por tudo o que aconteceu”, disse ela, em um comunicado que a imprensa local disse ter sido uma surpresa. “Lamento ter estado em Stutthof naquela época. Isso é tudo o que posso dizer."


No início deste ano, um ex-guarda do campo de extermínio nazista de 101 anos foi condenado a cinco anos de prisão por seu papel no campo de concentração de Sachsenhausen, perto de Berlim. Ele manteve sua inocência e ainda não começou sua pena de prisão.


Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

ISRAEL E A LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO-SHOÁ Logo depois de Pessach (Páscoa), que é a festa da libertação da escravidão dos judeus no Egito,...

 
 
 
Notícias de Israel

CRESCE O PROTESTO EM ISRAEL PARA TERMINAR A GUERRA. Primeiro foram cerca de 1000 pilotos e pessoal da Força Aérea que exigiram o termino...

 
 
 
Notícias de Israel

HOMENAGEM NOMEANDO BORBOLETA DE KETMIT ARIEL BIBAS. A família Bibas foi sequestrada do kibutz Nir Oz e tornou-se famosa pelos filhos...

 
 
 

Comments


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page