top of page

Areias do Tempo: Curiosidades da linha do tempo na história judaica

Com milhares de anos de história, é fácil imaginar que alguns dos momentos mais marcantes na história do Povo Judeu acabam se mesclando no que só podemos chamar de “Areias do tempo”. No entanto, tais eventos mais famosos da história judaica estão dentro da linha do tempo da própria humanidade e se confundem até mesmo aos dias atuais.


Imagem criada por I.A. para este texto através da DALL-E


Confira abaixo alguns exemplos de curiosidades da linha do tempo da história judaica


A construção do Har HaBait – o Templo em Jerusalém – está mais próxima cronologicamente da fundação da Walmart que da construção das pirâmides no Egito.


Em 36 AEC, o rei Herodes, um controverso governante de Israel que desejava polir sua imagem, empreendeu uma grande reforma do templo em Jerusalém, completando seu trabalho no ano 11 EAEC. O novo edifício era tão impressionante que os sábios declararam: “Aquele que não viu o edifício de Herodes não viu um edifício magnífico!”


As famosas Pirâmides de Gizé foram construídas entre 2575 e 2465 AEC. O Walmart foi fundado em 1962. As reformas finais do Templo em Jerusalém foram concluídas 2.454 anos após as Pirâmides e 1.951 anos antes do primeiro Walmart.


Moisés viveu mais perto da construção da Londres moderna do que da fundação do antigo Egito.


Moisés viveu 1393-1273 EAEC. Londres (originalmente Londinium) foi fundada pelas forças romanas, que invadiram a Grã-Bretanha em 43 EC. No século II, Londres era uma cidade movimentada. A Muralha de Londres foi iniciada por volta de 200 EC; esse mesmo período viu a construção de cais de madeira e edifícios públicos ao longo do Tâmisa.


O império do antigo Egito é geralmente datado do início da Primeira Dinastia, em 2925 EAEC. Assim, Moisés viveu 1.532 anos após a fundação do antigo império egípcio e 1.473 anos antes de os comerciantes passearem pelos movimentados edifícios comerciais no coração de Londres.


Mais pessoas vivem em Jerusalém hoje do que em todo o Estado de Israel quando foi estabelecido.


Quando Israel foi fundado em 15 de maio de 1948, apenas 806.000 pessoas chamavam o incipiente estado judeu de lar. No final de 2015, 870.000 residentes viviam na movimentada capital de Israel. (E dado o número de projetos de construção que pontilham a cidade, esse número deve crescer.)


O Talmude foi redigido mais próximo da invenção dos livros impressos modernos do que de obras clássicas como a Odisseia.


Em outras palavras, o grande sábio judeu Rashi viveu mais perto de Harry Potter do que de Platão!


A Lei Oral é atemporal; foi revelada a Moisés no Monte Sinai. Por gerações, foi passado de professor para aluno verbalmente. Nos anos após a destruição do Templo em Jerusalém, no entanto, numa época em que muitos judeus foram forçados ao exílio na Babilônia, os sábios começaram a escrever o Talmude para garantir que não fosse esquecido. O Talmude Babilônico foi editado em sua forma atual no ano 500 EC. Isso o torna muito mais próximo da invenção da imprensa na década de 1430 do que de clássicos antigos como a Ilíada e a Odisseia (escritos pelo poeta grego Homero nos séculos IX ou VIII AEC, de acordo com a Encyclopedia Britannica). Rashi viveu em 1040-1105 EC. Isso o coloca muito mais próximo de Harry Potter (publicado pela primeira vez em 1997) do que das obras de Platão (428-348 AEC).


Os templos em Jerusalém duraram mais tempo do que o Império Romano.


Com um intervalo trágico de cerca de 70 anos, um templo judaico permaneceu em Jerusalém por 897 anos, desde a época em que o rei Salomão dedicou o primeiro templo em 827 AEC até sua destruição final pelas forças romanas em 70 DEC. (O Templo foi destruído pelos invasores babilônicos em 423 AEC; a construção de um segundo Templo no mesmo local começou setenta anos depois.)


O Império Romano, em contraste, é comumente datado de 27 AEC, com o fim da República Romana, a 476, quando o último governador romano foi deposto por tribos alemãs invasoras.


A família de Judá, o Macabeu, governou Israel por mais tempo do que a União Soviética existiu


A família de Judá, o Macabeu, que derrotou as forças gregas para rededicar o templo sagrado em Jerusalém em Chanuká, governou Israel por 102 anos, de 138 AEC, data do milagre de Chanuká, até 36 AEC, quando o rei edomita Herodes assassinou o rei Antígnus e tomou a coroa para si. A União Soviética, em contraste, durou de 1922 até 1991, ou 69 anos.


O Israel moderno já sobreviveu ao Império Austro-Húngaro.


O Estado de Israel, aos 74 anos, é mais duradouro do que o Império Austro-Húngaro, que resistiu ao “Ausgleich” (“Compromisso”) entre a Áustria e a Hungria em 1867 e durou até o colapso do império em 1918.


Rabi Akiva, o grande sábio do Talmud, viveu mais perto do estabelecimento da Liga das Nações do que da promulgação do Código de Hamurabi.


O rabino Akiva (50-137 DEC) viveu mais perto do estabelecimento da Liga das Nações, em 1920, do que do famoso sistema antigo de leis em homenagem ao governante babilônico Hamurabi, que viveu de 1792-1750 AEC e promulgou um conjunto de leis e punições que ainda hoje é estudada pelos historiadores. O rabino Akiva nasceu 1.800 anos após a morte de Hamurabi e 1.783 anos antes do estabelecimento da Liga das Nações.


O número de judeus que imigraram para Israel desde 1948 é o mesmo de quando deixaram o Egito durante o Êxodo.


Desde a fundação do moderno Estado de Israel em 1948, pouco mais de três milhões de judeus se mudaram para o país: 3.181.861 até 2015 para ser preciso. Esse é o número aproximado de judeus que deixaram o Egito durante o Êxodo. A Torá registra que apenas 600.000 homens adultos deixaram o Egito (Êxodo 12:37). O rabino Yonatan ben Uziel observa que o número de todos os judeus que fugiram do Egito, incluindo crianças, mulheres e homens, foi de 3 milhões.


Quando Israel elegeu sua primeira mulher como primeira-ministra, a Suíça ainda não havia dado o voto às mulheres.


Quando Golda Meir se tornou a quarta primeira-ministra de Israel em 1969, as mulheres suíças ainda não tinham o direito de votar nas eleições federais. Isso aconteceu dois anos depois, em 1971. (O sufrágio feminino total na Suíça não foi alcançado até 1991, quando Appenzell Innerrhoden se tornou o último cantão a dar às mulheres o direito de votar nas eleições locais.)


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page