top of page

Assembleia Geral Ordinária

Foto do escritor: Dr. Izio KowesDr. Izio Kowes

No último dia 12 de fevereiro foi realizada a Assembleia Ordinária da SIB, que contou com um bom número de participantes. Após as duas chamadas protocolares, o Presidente Rogério, abre a sessão, às 20:00 horas, sugerindo os nomes dos associados Luciano Fingergut e de Juceni Davi, para Presidir e secretaria, respectivamente a Assembleia, nomes que foram aprovados por unanimidade.


Luciano, na condição de Presidente, inicia a Assembleia apresentando a pauta,  composta por dois itens: a apresentação das contas do último biênio e a eleição da nova diretoria.


O Presidente Rogério, inicia a sua fala agradecendo, o kavot e a confiança que a comunidade depositou nele na condução da SIB neste dois últimos anos, agradecendo também os conselheiros fiscais, Nelson Trief, Elezer Schinitmann e Jorge Goldentein pelo apoio e orientações e toda a sua diretoria, pelo trabalho desenvolvido, o vice-presidente Izio Kowes, e os diretores, Claudia Loureiro, Mauro Brachman, Mauro Zausbergas e Max Saul, neste período, particularmente difícil da história do povo judeu, definindo-o como talvez o mais difícil da era moderna depois do Shoah.   


Em seguida começou a enumerar as atividades desenvolvidas durante seu mandato, enfatizando a comemoração de todos os Chaguins e falou de sua preocupação pela baixa participação e adesão da comunidade na maioria das ações e encontros realizados, chamando a atenção, que apesar dos esforços, não conseguimos atrair pessoas para a reza do Shacharit de Shabat. 


Discorreu sobe as múltiplas atividades socio-culturais realizadas, os momentos para discutir temas de interesse, oficinas de arte, encontros musicais, além das comemorações das datas religiosas e cívicas de Israel.


Enfatizou que sua diretoria, sempre procurou promover momentos de encontros para incentivar e aumentar a vivencia comunitária, com maior ênfase nas que promovem os valores a cultura e as tradições judaicas.


Esta diretoria, também deu sequência na participação com a comunidade maior, alertando da importância desta presença, principalmente neste período em que o antissemitismo aumentou de forma exponencial e preocupante.

Enumerou alguns a saber: diálogo judaico cristão, encontros inter-religiosos, aproximação com alguns órgãos como OAB, Secretaria do Combate à Intolerância Racial, Ronda ONIRA da Polícia Militar e a Secretaria da Promoção da Integridade Racial entre outras.


Para a futura diretoria descreveu suas principais preocupações: o perigo de o Dror acabar, educação infantil (Projeto Simcha) cuja atividade foi encerrada por falta de crianças, Cemitério Israelita que sequer teve um diretor voluntário, e explanou os problemas para a venda da sede do Campo da Pólvora, já aprovada em Assembleia anterior.


Após este histórico ele solicitou ao nosso terceirizado Thiago Ortiz para apresentar os números, a contabilidade da SIB, números que já haviam sido criteriosa e pormenorizadamente analisados e aprovados por unanimidade, por todos os membros do Conselho Fiscal, em reunião anterior.


Encerrado estas apresentações, Luciano Fingergut parabeniza Rogério pelo seu mandato e inicia a segundo item da pauta perguntando aos presentes quem gostaria de se candidatar ao Pleito para ser eleito Presidente da SIB para o próximo biênio.


Dois associados se apresentaram, Israel Mizrachi e Mauro Brachmann, e Luciano os convida para compor a mesa e da a palavra aos candidatos para que  apresentem seus projetos de gestão, dando a palavra inicialmente a Israel.


Israel faz sua explanação e levanta alguns pontos em que para ele não ficaram claros da gestão anterior e desta Assembleia e em função disto Luciano passa a palavra ao Presidente Rogério que responde a todos os questionamentos feitos por Israel.


Luciano então passa a palavra a Mauro Brachman, que discorre sobre sua vida na comunidade da SIB e fala sobre continuidade e perenização da SIB, enfatizando a educação e os jovens como nosso futuro.


Depois destas duas apresentações, Israel pede a palavra e retira a sua candidatura, então Luciano inicia a votação secreta embora com único candidato e Mauro é eleito novo Presidente da SIB.


Após foi eleito o Conselho Fiscal cujos nomes foram os mesmos da Comissão atual que também foi eleita.


Terminado o pleito houve uma confraternização de todos os presentes e todos parabenizaram Mauro Brachmann e os nossos conselheiros por mais este mandato.




 


Kommentare


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page