DEPOIMENTO DE SÓCIO
Nasci praticamente sócio da SIB, onde meus pais se conheceram, no início da década de ´50 do século passado, ambos também sócios e filhos de sócios. Aí estudei, na saudosa escola Jacob Dinenzon, onde fui aluno de hebraico de moré Kotler, e de iídiche de lerer Liuba Berenstein. Aí também celebrei meu Bar Mitzvá, na velha sinagoga do Campo da Pólvora, já se vão mais de 50 anos. É na SIB que sempre tenho participado das cerimônias e rituais judaicos, tanto comunais quanto familiares.
Neste último Shabat, fui à sinagoga da Rua das Rosas para assistir ao SIMCHAT BAT de minha sobrinha-neta, cerimônia pela qual os pais dão conhecimento do nome judaico escolhido para sua filha, incluindo-a na comunidade. Eu já havia assistido a outras cerimônias semelhantes, mas esta última me emocionou, pela beleza e alegria da celebração, conduzida de forma magistral pelo Vice-Presidente Izio Kowes, e pelo Diretor da Sinagoga Mauro Brachmans, com o luxuoso e competente auxílio dos sócios Marcos Vanderley e Saulo Aguiar, que todos conhecem. A emoção não foi só minha, pois foi compartilhada por toda a família presente, bem como os convidados, inclusive os não judeus, que ficaram positivamente impressionados com a riqueza das nossas tradições.
Assim, com este depoimento, quero parabenizar e agradecer aos celebrantes citados, fazendo votos paras que cada vez mais os sócios participem das cerimônias da SIB, mantendo viva nossa comunidade.
Em 5/12/2023
Sergio Spector
ความคิดเห็น