top of page

Civilização Humana



Dizem que o primeiro vestígio de civilização humana é um fêmur cicatrizado com 15 mil anos encontrado numa escavação arqueológica, pois alguém tinha cuidado daquela pessoa, ao invés de abandoná-la à sorte.


Cuidar dos vulneráveis divide civilizações primitivas e civilizações avançadas.


Em Sapiens, Yuval Harari descreve grupos humanos de caçadores-coletores que matavam bebês com deformidades, idosos com limitações, ou mesmo doentes.

...

Civilizações antigas também faziam sacrifícios humanos, cujos sacrificados eram sempre os vulneráveis que não podiam resistir à brutalidade do ato fatal.


Entre os gregos há o famoso mito de Agamenon que sacrificou sua filha Ifigênia aos deuses para ser vitorioso contra Tróia.

...

Na Idade Média, a heresia dos cátaros condenava a concepção, pois ninguém deveria nascer com o pecado original.


E para evitar isso, matavam mulheres grávidas vulneráveis.

...

Em Homo Deus, Yuval Harari define que religião são valores sobre-humanos. A religião humanista tem como valor sobre-humano a própria experiência humana.


Harari ainda define as seitas humanistas em liberal (a maior experiência humana é a do indivíduo), socialista (a maior experiência humana é a do coletivo), e evolutiva (há experiências humanas melhores que outras experiências humanas...uma espécie de supremacia).


Na 2a Guerra Mundial, os humanistas liberais e socialistas derrotaram os humanistas evolutivos do n4z1smo.

...

Quase 80 anos depois, vemos experiências humanas se considerarem melhores que outras experiências humanas, e que só suas vidas importam.


No feminismo atual, a experiência humana da mulher é superior à experiência humana do embrião ou do feto.

...

O utilitarismo de hoje em dia fez involuir nossa humanidade para um humanismo evolutivo. Quem não é "útil", é descartável.


O que define a "utilidade" de cada um é seu grau de vulnerabilidade e o quão superior é sua experiência humana, a ponto de animais serem mais protegidos em certos contextos.


Assim, o embrião e o feto humanos são os mais vulneráveis, os que têm a menor experiência humana, os menos úteis, e portanto os mais descartáveis.


O perfeito sacrifício de uma civilização que voltou a ser primitiva.



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page