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Comentário sobre Rosh HaShaná 5784

Foto do escritor: Marcos WanderleyMarcos Wanderley

Leitura da Torá

1º dia de Rosh Hashaná: Bereshit (Gênesis) 21:1-34; Maftir: Bamidbar (Números) 29:1-6; Haftará: 1 Samuel 1:1-2:10

2º dia de Rosh Hashaná: Bereshit (Gênesis) 22:1-24; Maftir: Bamidbar (Números) 29:1-6; Haftará: 1 Samuel 31:1-19

Um cartão de felicitações para Rosh Hashanah com a saudação 'Para um bom ano, escreva'

O cartão postal de 1904 retrata o toque de um shofar em uma sinagoga

Collections of the National Library of Israel, Public domain, via Wikimedia Commons



Uma nova oportunidade


No sétimo mês, no primeiro dia do mês, observarás um dia descanso, um memorial proclamado pelo toque do Shofar, santa convocação. Nenhuma obra servil fareis… (Êxodo 23, 24-25)


Rosh HaShaná (cabeça do ano) - na Torá e no Sidur, este dia é denominado Yom Hazikaron (Dia da Recordação) e Yom Teruá (Dia do toque do Shofar) – é um exame pessoal espiritual e de arrependimento que culmina em Yom Kipur (Dia do Perdão). Nós contamos os anos a partir do primeiro dia de Tishrei, que é o próximo mês, pois estamos no mês de Elul. O mundo judaico elegeu esse dia como Rosh Hashaná – o Ano Novo.


Os temas principais das orações intensivas são a soberania do Eterno sobre o mundo e Seu reino sobre a humanidade. O preceito especial deste dia é ouvir o toque do Shofar. Neste ano, o primeiro dia será no Shabat, portanto só iremos ouvir o toque do Shofar no segundo dia de Yom Tov. De acordo com a tradição, temos três toques distintos:

Tekiá – toque direto e longo

Shevarim – toque quebrado e lamentoso

Teruá – uma série de toques curtos, à maneira de ‘staccato’


Escutamos um total de 100 toques durante o serviço religioso de Rosh Hashaná


Por que não se pode tocar o Shofar no Shabat mesmo sendo Rosh Hashaná já que é um preceito da Torá?

É uma regra antiga: os nossos sábios se basearam nas leis de Shabat. É a possibilidade de alguém tocando o Shofar não fosse perito e acabasse consultando um especialista para ensiná-lo a tocar ou então tocar o Shofar por ele, além de transgredir a proibição de carregar o shofar em uma área pública ou transferi-lo de um domínio para outro. Todavia, esta lei só era aplicada no local onde não havia corte rabínica. No Beit HaMikdash e, portanto o Sanhedrin existia em Jerusalém, o Shofar era tocado, mesmo no Shabat. O Shabat é sempre mais importante. Isso mostra que nossa devoção não deve residir somente em alguns dias do ano, mas o ano inteiro.


O Eterno inicia o processo de julgamento em Rosh Hashaná – que perdura até o final da festa de Sucot– que determinará o destino de cada ser humano para o ano que se inicia. Por isso a importância e o exame pessoal sobre nossos atos durante o ano que se passou, lembrando que no dia da expiação (Yom Kipur) deveríamos estar já com as pendências conosco e uns em relação aos outros para que possamos ajustar a nossa relação com o Eterno...


De acordo com Rambam (Maimônides), tocar e escutar o Shofar tem significado profundo de grande relevância...


“Acordem de seu sonho… e meditem sobre seus atos. Lembrem-se de seu Criador e voltem a Ele, penitentes. Não pertençam aos que ignoram valores reais, enquanto perseguem sombras e desperdiçam seus anos em busca de coisas vãs, que não trazem benefícios nem salvação. Atentem para suas almas e considerem os seus atos. Que cada um abandone seus caminhos errados e pensamentos indignos e volte a H’Shem, para que Ele tenha piedade de vocês”. (Hilchot Teshuvá III, 4)


Leidamot Bidrachav

Nossa grande lição é que “devemos nos assemelhar a HaKadosh Baruch Hu em Seus caminhos, em sua conduta com a humanidade. Aprendemos com isso do Passuk ‘Caminharás pelos mesmos caminhos de H’Shem’. E no Talmud há vários exemplos: ‘H’Shem é piedoso, portanto, seja também; Ele é misericordioso, portanto, seja também’. Isso significa que há uma Mitzvá de nos assemelharmos – dentro das limitações de um ser humano – a H’Shem.” Temos mais uma chance de nos redimirmos dos nossos erros de forma sincera.


Seder de Rosh Hashaná


Após a Brachá e beber o vinho, todos lavam suas mãos e recitam a bênção que nos ordenaste lavar as mãos e fazes surgir o pão da terra.

BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM ASHER KIDESHANU BEMITZVOTAV VETZIVANU AL NETILAT YADAIM. "Bendito sejas Tu, Senhor nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste lavar as mãos".

Tomam-se dois pães (Chalot) e recita-se a bênção:

BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM HAMOTZI LECHEM MIN HAARETZ. "Bendito sejas Tu, Senhor nosso D'us, Rei do Universo, que fazes surgir o pão da terra".

O chefe da casa parte um pedaço de pão, imerge-o no mel ou açúcar e o come, oferecendo em seguida um pedaço a cada um dos presentes.

É costume preceder a refeição da família com alimentos simbolicamente selecionados, devido à conotação sugerida pelo seu nome. Antes de comer esses alimentos são recitadas seguidas bênçãos:

Pega-se a maçã adoçada em açúcar e mel e recita-se:

BARUCH ATÁ ADO-NAI ELO-HENU MELECH HAOLAM BORE PERI HAETZ. YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHETECHADESH ALENU SHANA TOBA UMTUCA (CADEVASH). "Bendito sejas Tu, Senhor nosso D'us, Rei do Universo, que criaste o fruto da árvore. "Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, conceder-nos um ano bom e doce" (como o mel).

Sobre a acelga, diz-se:

YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHEYISTALEKU OYBENU VESONENU VECHOL MEVAKSHE RAATENU. "Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, que todos os nossos inimigos e todos aqueles que queiram fazer-nos mal, sejam eliminados".

Sobre a tâmara, diz-se:

YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHEYISTAMU OYBENU VESONENU VECHOL MEVAKSHE RAATENU. "Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, que todos os nossos inimigos e todos aqueles que queiram fazer-nos mal, sejam exterminados".

Pega-se o alho poró ou cebola, dizendo:

YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHEYICARTU OYBENU VESONENU VECHOL MEVAKSHE RAATENU. "Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, que todos os nossos inimigos e todos aqueles que queiram fazer-nos mal, sejam eliminados".

Sobre a abóbora, diz-se:

YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHETIKRA RÔA GUEZAR DINENU VEYIKAR'U LEFANECHA ZACHIOTENU. "Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, que o Senhor anule os decretos negativos e que nossas boas ações sejam lidas perante Ti".

Sobre o feijão de corda (fradinho):

YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHEYIRBU ZACHIOTENU UTLABEBENU. "Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, que nossos méritos e virtudes sejam aumentados".

Sobre a romã:

YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHENIHIE MELEIM CARIMON. "Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, que nossas Mitzvot sejam tão numerosas quanto os grãos da romã".

Pega-se um pedaço da cabeça de carneiro, língua ou miolo e diz-se:

YEHI RATZON MILEFANECHA ADO-NAI ELO-HENU VELO-HE ABOTENU SHENIHIE LEROSH VELO LEZANAV, VETIZCOR LANU (AKEDATO VE) ELO SHEL YITZ'CHAK ABINU ALAV HASHALOM, BEN ABRAHAM ALAV HASHALOM. "Que seja Tua vontade, Senhor nosso D'us, D'us de nossos pais, que sejamos colocados na cabeça (bem-sucedidos) e não na cauda, em todos os nossos empreendimentos, e que Te lembres, para o nosso bem, do carneiro sacrificado no lugar do nosso patriarca Isaac, filho de Avraham".


Boa refeição de Rosh Hashaná, com muita alegria.


Shabat Shalom Umevorach

Shaná Tová UMetuká

Darkei Shalom


Referências:

  • Torá – Meir Matzliah Melamed

  • Machzor Completo

  • O mais completo guia sobre judaísmo – Rabino Benjamin Blech

  • O ser judeu – Rabino Hayim Halevy Donin

  • Hilchot Deot – Rabino Isaac Dichi

  • Serjudio.com

  • Revista Morashá on-line





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