top of page

Complô contra América, por Philip Roth


Complô Contra América (tradução de The Plot Against America), é um romance de história alternativa, escrito judeu-americano Philip Roth (1933-2018), um dos mais importantes escritores das últimas décadas que por anos esteve presente na lista dos cotados ao prêmio Nobel.


O livro é uma reflexão sobre o extremismo político, o racismo e o antissemitismo que se infiltra de mansinho no dia à dia. No romance, Roth utiliza um desfecho alternativo para as eleições presidenciais de 1940 nos EUA, quando o presidente Franklin D. Roosevelt é derrotado nas urnas pelo lendário aviador Charles Lindbergh, um ídolo americano nos anos 1930, mas um notório simpatizante de Hitler e de ideias isolacionistas e supremacistas. O núcleo da história acompanha o destino da família Roth, através dos olhos do jovem Phillip, durante a presidência de Lindbergh, marcada pelo crescente antissemitismo e racismo, que se tornam natural no estilo de vida americano, com diversos níveis de discriminação e perseguição das famílias judaicas (e das negras também). Embora a história se desenrole de modo ficcional, pois sabemos que Lindbergh (felizmente) não venceu as eleições, os fatos narrados são de tal plausabilidade que parece que tudo ocorreu de fato, mostrando notáveis semelhanças com fatos contemporâneos, como a crescente rejeição do sionismo como um movimento legítimo, bem como o crescente antissemitismo em diversas partes do mundo, acompanhando a onda da extrema-direita em diversos países.


O romance, publicado originalmente em 2004, foi louvado como "um romance político fantástico”, pelo The New York Times e como "dolorosamente comovente “, pelo The Washington Post, sobretudo devido a natureza quase absurda da trama. Fatos que aconteceram como que do dia para noite - aparentemente chamando-nos atenção para nossa leniência a pequenas ondas de intolerância que vão se insinuando e quando percebemos já se instalaram.


O livro, magistralmente bem escrito, como toda a obra de Roth, rendeu uma série televisiva disponível pelo canal HBO.


Serviço:

Complô Contra a América, por Philip Roth, tradução de Paulo Henriques Britto, Editora ‎ Companhia de Bolso; Edição de bolso (19 fevereiro 2015), 440 páginas.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page