Salvador, 27 de julho, 2023
Shalom Chaverim!!! Prezados Presidentes, diretores, familiares!
Foto por Roberto Camara Jr.
O Brasil nasceu na Bahia, o judaísmo brasileiro também, Gaspar da Gama, um judeu polonês estava na Esquadra de Cabral, depois os milhares de primeiros de judeus portugueses, fugindo à perseguição na Europa. E foi nesta terra, que séculos depois, judeus sefaradim e depois Ashkenazim, sobretudo vindos da Europa Oriental e Central vieram se estabelecer.
Há 76 anos, esta história ganhou força, pois a comunidade judaica na Bahia se organizou e fundou a Sociedade Israelita da Bahia.
Zikaron, Memória, lembrança. Em lembrança a esses pioneiros e todos os voluntários que ajudaram a manter e desenvolver esse legado que nos reunimos hoje. O filósofo Martin Buber falava que “judaísmo é comunidade”. A comunidade tem se mantido ativa pelo trabalho de centenas de voluntários ao longo desses 76 anos. A Galeria dos Presidentes que ora inauguramos é o memorial através do qual a SIB, com grande senso de respeito e gratidão, presta sua homenagem a essas dezenas de voluntários que participaram das diversas diretorias, representadas na figura dos presidentes. Assim todos os vice-presidentes e Diretores da história também são igualmente homenageados. A todos agradecemos pelo empenho e dedicação ao trabalho comunitário.
Para ilustrar essa história de voluntariado, escolhemos o presidente que por mais tempo ocupou essa posição para nomear a galeria. O nome de Jayme Fingergut Z’l, que ocupou a presidência por 16 anos foi o escolhido. Adicionalmente, sua trajetória como líder comunitário iniciou-se por volta dos seus 16 anos, quando assumiu sua primeira função na SIB, como responsável pela biblioteca. Esse voluntariado se estendeu por toda sua vida, participando de diversas outras diretorias e transcendendo cargos ou funções formais.
Ao homenagear os presidentes, destacamos seu valor em liderar a equipe de voluntários que ajudou a manter a SIB Viva! Ao homenageá-los realçamos a importância da dedicação que todos esses nomes tiveram na formação de uma SIB sólida, uma SIB que é a casa do Judeu na Bahia.
A memória de Isaac Uderman Z’l, Jayme Sapolnik, Boris Tabacof, Rubem Tabacof, Moyses Waxman, Jayme Fingergut, Ezra Apsen e Moyses Wolfovitch, prestamos nosso tributo em nome da SIB.
Aquelas que continuam nos apoiando: o decano dos presidentes Carlos Kertész, Jacob Szporer, Luiz Rechtman, Miguel Kertzman, Izio Kowes, Maurício Kertzman Szporer, Luciano Fingergut e Mauro Zalcbergas, estendemos nossos agradecimentos e homenagens.
A assimilação e o antissemitismo continuam sendo nossos grandes desafios. Através desta homenagem, queremos lembrar a importância de uma comunidade coesa e unida pelos laços milenares que nos conectam. Assim continuamos contando com o apoio de todas as famílias judaicas da Bahia, continuaremos a manter a SIB uma Beit Knesset Israel, Casa de reunião do povo de Israel na Bahia. Obrigado!!! Todah Rabá!!
Comments