top of page

Estudantes do ensino médio de Israel lançaram satélites ao espaço

Alunos de oito escolas judaicas e árabes que passaram três anos construindo satélites assistiram a uma transmissão ao vivo da NASA enquanto seu esforço ia para o espaço – mas no bom sentido.


Alunos de Givat Shmuel montando um satélite como parte do programa TEVEL. Foto cortesia da Agência Espacial de Israel (Reprodução)

Estudantes do ensino médio de oito cidades israelenses se reuniram em Herzliya no dia 13 de janeiro para uma festa de lançamento do foguete Falcon 9 da SpaceX de Cabo Canaveral, na Flórida. Dentro dele, os satélites que eles mesmos construíram.


O programa TEVEL – tevel significa universo em hebraico e também é sigla para “Estudantes Constroem Satélites” – foi executado em parceria com a Agência Espacial de Israel (em inglês) e o Ministério da Ciência e Tecnologia.


Durante três anos, os satélites estudantes de escolas judaicas e árabes nas cidades de Sha'ar HaNegev, Givat Shmuel, Kiryat Ata, Ma'aleh Adumim, Nazaré, Ofakim, Taybe e Yeruham projetaram e construíram satélites verdadeiros.


Vídeo de apresentação do projeto mostrando os alunos envolvidos (em hebraico)



“Este foi um momento histórico para mim, um momento de orgulho não apenas para mim, mas para o Estado de Israel”, disse o estudante árabe Mahmoud Haj-Yahya, de Taibe, ao seite Diplomacy.co.il. “Agradeço a Agência Espacial de Israel, o município de Taibe, minha escola, meus professores e instrutores e todos que nos ajudaram e nos deixaram experimentar e fazer parte do projeto TEVEL.”


Os satélites feitos por estudantes, juntamente com outros dois enviados a bordo do foguete da Universidade Ariel, serão usados ​​para realizar uma série de experimentos no espaço coordenados pela Universidade de Tel Aviv. Os alunos continuarão recebendo e monitorando os dados transmitidos por seus satélites.



A cápsula COTS, cortesia da Universidade de Tel Aviv. (Reprodução)



A própria TAU lançou recentemente um satélite do tamanho de uma caixa de sapatos para a Estação Espacial Internacional contendo a capsula COTS – uma nova câmara de detecção e proteção de radiação na qual os sistemas eletrônicos no espaço podem escapar dos efeitos perigosos da radiação cósmica.


O COTS-Capsule passará por testes antes de ser incluído nos experimentos da missão Rakia da Fundação Ramon e da Agência Espacial de Israel.


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page