top of page
Foto do escritorDr. Izio Kowes

Iom Hashoá - Cerimônia em Memória as Vítimas do Holocausto




No último domingo, 05/05, a SIB viveu um dia de grandes emoções e podemos dizer também histórico, tivemos duas atividades em nossa Sede que começaram as 9:00 horas e se estenderam até as 14:30 horas.


A primeira foi uma Cerimônia em Memória as Vítimas do Holocausto, o dia escolhido, pelo povo de Israel, para tal celebração é o dia 27 de Nissan do calendário judaico e é conhecido como Iom HaShoáh V’Agevurah (Dia da Recordação e da Bravura). A data originalmente escolhida havia sido o dia 15 de Nissan, por ser a data do início da revolta do Gueto de Varsóvia (19 de abril de 1943), mas esta proposta foi rejeitada pelo Knesset (Parlamento de Israel) por coincidir com o primeiro dia de Pessach, então elegeu-se a data de 27 de Nissan por ser oito dias antes das festa do Iom Há’atzmaut e aprovada como Lei em 1959 sancionada pelo David Ben-Gurion e Yitzhak Ben-Zvi.


A Cerimônia foi dirigida pelo Dr. Rogério Palmeira que após a sua abertura solicitou que todos de pé fizessem um minuto de silêncio em respeito e reflexão a todas as vítimas, logo em seguida começou com leituras de textos que descreviam os horrores vividos, um dos que tocou fundo minha alma e meu coração foi o texto do sobrevivente Elie Wiesel, A NOITE:


Jamais esquecerei aquela noite, a primeira noite no acampamento, que transformou minha vida em uma longa noite selada sete vezes. Nunca esquecerei aquela fumaça.


Jamais esquecerei os rostinhos das crianças cujos corpos vi transformados em fumaça sob um céu silencioso. Nunca esquecerei aquelas chamas que consumiram minha fé para sempre. Jamais esquecerei o silêncio noturno que me privou por toda a eternidade do desejo de viver. Jamais esquecerei aqueles momentos que assassinaram meu Deus e minha alma e transformaram meus sonhos em cinzas. Nunca esquecerei essas coisas, mesmo que estivesse condenado a viver tanto quanto o próprio Deus.


Após as leituras membros da comunidade presentes foram chamados para o acendimento de seis velas cada qual representando Um Milhão de Vítimas destas Um Milhão e Meio de Crianças.


Ao termino do acendimento das velas entoamos a Oração do El Male Rachamin e em seguida o Kadish.


Posteriormente conduzidos por Mauro Brachman cantamos todos emocionados o Eli, Eli e em seguida com orgulho entoamos o Hatikva, o Hino do Estado de Israel, como não poderia deixar de ser foi uma cerimônia muito sensível e emocionante.




59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Na'amat

Comments


bottom of page