top of page

Israel e Emirados Árabes Unidos trabalham juntos na defesa do Golfo

Israel e os Emirados Árabes Unidos desenvolveram, pela primeira vez, em conjunto, uma embarcação marítima não tripulada.


Embarcação não-tripulada israelense (Reprodução)


É mais uma indicação de seus crescentes laços militares, possibilitados pelos Acordos de Abraham mediados pelos EUA, que normalizaram as relações entre os dois países em 2020.

A embarcação autônoma é equipada com sensores e sistemas de sonar e imagem, além de um sistema de comando e controle que não requer intervenção humana.


O objetivo é abordar as crescentes ameaças marítimas na região do Golfo, que sofreu anos de ataques com mísseis e drones atribuídos ao vizinho Irã.


O projeto conjunto foi apresentado na exposição NAVDEX (Naval Defense and Maritime Security Exhibition) em Abu Dhabi pela Israel Aerospace Industries (IAI). A embarcação foi construída pela IAI, empresa de construção naval com sede nos Emirados Árabes Unidos, ADSB, e pelo grupo tecnológico EDGE, com sede nos Emirados Árabes Unidos.


Essas embarcações autônomas podem realizar vigilância de fronteiras e costeiras, bem como segurança marítima, detecção de minas, detecção de submarinos e guerra antissubmarina.


Eles também podem ser usados para atividades civis, incluindo detecção e monitoramento de poluição, perfuração de petróleo e gás, busca e salvamento e combate a incêndios.


“A embarcação marítima não tripulada que estamos exibindo representa um momento histórico: pela primeira vez, a cooperação entre Israel e os Emirados Árabes Unidos resultou em um produto tecnológico avançado que inclui sistemas autônomos e robótica”, disse Boaz Levy, presidente da Israel Aerospace Industries e CEO.


“Esta realização conjunta está ocorrendo nos Emirados Árabes Unidos e incorpora o melhor conhecimento tecnológico da EDGE e ADSB, especialistas em atividades marítimas e comerciais, juntamente com a Israel Aerospace Industries.


“Nossa tecnologia avançada nos permite alavancar oportunidades de negócios, garantindo o crescimento de ambas as empresas para muitos clientes em todo o mundo.”


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page