Imagem: Dover Tzhal (reprodução)
As Forças de Defesa de Israel lançaram uma importante operação contra o terror na cidade palestina de Jenin, na região da Samaria, nas primeiras horas da manhã de segunda-feira. Dia 3 de julho.
As IDF (Israel Defense Forces – ou Forças de Defesa de Israel, em português) confirmaram em um comunicado que "as forças de segurança estão agora envolvidas em um esforço em larga escala para frustrar o terror em toda Jenin", atacando "infraestrutura terrorista".
"Como parte do esforço para frustrar amplamente a remoção da ameaça do terrorismo na Judéia e Samaria, as forças de segurança atacaram o quartel-general unificado das facções no campo de refugiados em Jenin e os operativos do 'Batalhão de Jenin'", dizia o comunicado.
Israel supostamente lançou vários ataques aéreos na infraestrutura dos terroristas.
Relatos iniciais da mídia palestina diziam que o quartel-general conjunto dentro do campo de refugiados administrado pela ONU havia sido atingido por drones aéreos. Esses relatos também afirmavam que quatro terroristas foram mortos.
As IDF revelaram que enviaram escavadeiras especialmente equipadas com blindagem para limpar as ruas de dispositivos explosivos improvisados, permitindo que a infantaria atue em Jenin.
Vários dispositivos explosivos improvisados foram detonados durante a operação de limpeza.
O porta-voz das IDF, General Brigadeiro Daniel Hagari, disse que a operação, que inclui elementos de várias brigadas de infantaria, bem como forças especiais e tem como objetivo frustrar as capacidades de organizações terroristas baseadas lá para continuar com suas atividades. Ele também insinuou que isso é apenas o começo, afirmando que a atividade faz parte de uma sequência de ações que eles continuarão realizando.
Hagari explicou que até 50 ataques terroristas realizados nos últimos dois anos foram planejados em Jenin.
A operação começou com um ataque a um centro de comando terrorista que foi deliberadamente colocado entre as instalações da UNRWA, como uma escola e um centro de distribuição de alimentos.
Hagari acrescentou que os terroristas foram surpreendidos pelos ataques, pois não perceberam que as IDF haviam descoberto as localizações de suas bases de operações na cidade.
Hagari não disse quanto tempo essa operação vai durar, apenas que haverá várias operações realizadas em toda Samaria do Norte, de acordo com dois critérios: inteligência coletada sobre as bases terroristas e cronograma operacional.
Uma grande operação contra o terrorismo era amplamente esperada tanto por israelenses quanto por palestinos, à medida que o terrorismo palestino aumentava no norte de Samaria. Desde o início de 2023, 24 pessoas foram mortas em ataques terroristas. A Autoridade Palestina tem pouca influência na região.
Comments