top of page

Miketz - Bereshit\ Gênesis 41:1–44:17


Imagem via Wikipedia, José interpreta o sonho do faraó (pintura do século XIX de Jean-Adrien Guignet).


Parashá , "Miketz", significa "No final" e  relata o ciclo de tormentas de José, que é finalmente libertado, após interpretar os sonhos recorrentes do Faraó, com sete vacas gordas sendo devoradas por sete vacas magras e sete espigas plenas sendo devoradas por sete espigas murchas e pequenas.José interpreta os sonhos, como significando que sete anos de fartura serão seguidos por sete anos de fome, e aconselha o Faraó a armazenar grãos durante os anos de fartura. Impressionado com o discernimento de José, que decifrou o sonho, de um modo que seus mágicos  não conseguiram, Faraó nomeia José governador do Egito . Mas José não clama o êxito para si  e sim para Seu D´us.  José se casa com Asenath , filha de Potifar , e eles têm dois filhos, Manassés e Efraim . José agora é o segundo homem mais poderoso de todo Egito. 


A fome se espalha por toda a região e os alimentos só podem ser obtidos no Egito. Dez irmãos de José vão ao Egito para comprar grãos; o mais novo, Benjamin , fica em casa, pois Jacó teme por sua segurança. José reconhece seus irmãos , mas eles não o reconhecem; lembrando de tudo que sofrera, José os acusa de serem espiões, procura saber se eles tem um irmão mais novo e  insiste que traga Benjamin para provar que são quem dizem ser e aprisiona Shimon como refém. Mais tarde, eles descobrem que o dinheiro que pagaram pelas suas provisões lhes foi misteriosamente devolvido. Ao chegarem em casa, narram tudo a Jacó, que após recusar inicialmente, diante da insistência concorda em enviar Benjamim somente depois que Judá assumir a responsabilidade pessoal e eterna por ele. Desta vez, José os recebe gentilmente, libera Simeão e os convida para um jantar agitado em sua casa. Mas então ele planta sua taça de prata , supostamente imbuída de poderes mágicos, no saco de Benjamin . Quando os irmãos voltam para casa na manhã seguinte, são perseguidos, revistados e presos quando a taça é descoberta. José se oferece para libertá-los e manter apenas Benjamim como seu escravo.


O plano de José é misterioso, parece uma hesitação entre vingança e saudades. A história de José e seus irmãos parece estar chegando ao fim. José nos quase 20 anos passou de filho preferido a escravo, de escravo a prisioneiro e de prisioneiro à Vizir do reino mais poderoso. Mas de fato, como tudo chegará ao fim?


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page