top of page
Foto do escritorDr. Rogério Palmeira

Parashá Vayakhel- Shabat, Santuário no Tempo

 (Shemot\Êxodo - 35:1–38:20)




Vayakhel (ואיקהל‎—Hebraico para "e ele reuniu", a primeira palavra na parashah) tem como temas principais, a construção do Mishkan- o tabernáculo- o templo portátil, que acompanharia os israelitas em sua jornada pelo deserto, até sua posterior passagem até Shiloh, antes da construção do Sagrado Templo por Salomão, em Yerushalaim.


Moshé Rabeinu  convoca os israelitas para construir o Mishkan, pede que se coletem tudo o que cada uma tivesse de mais valioso e belo e os melhores artífices para esse trabalho no Mishkan, incluindo seus móveis e as vestimentas dos cohanim. 


Para a tarefa de liderar a construção, coube a Bezalel e Aoliabe, que foram dotados com rara habilidade e talento, servindo de arquétipos até hoje para a arte e beleza judaicas. Entretanto foi recolhido mais material que o necessário, mostrando o espírito de colaboração do povo, naquele momento. 

 

Vayakhel, traz a combinação portanto de dois santuários que o Eterno deu ao povo israelita o MIshkan, um santuário no espaço e o Shabat. Aparecendo nos 10 mandamentos, lembrar e guardar o shabat, é como disse o rabino Abraham Joshua Heschel, o “ Santuário no Tempo”, uma oportunidade única de recarregarmos nossas energias.


 Os sábios observam que a Bíblia Hebraica repete o mandamento de observar o sábado 12 vezes, lembrando que conforme aparece em Bereshit\ Gênesis 2:1-3, no sétimo dia da Criação, D'us terminou a sua obra,  descansou e abençoou e santificou o sétimo dia, o Shabat. Rabbi Akiva ensinou que quando D´us estava dando a Torá a Israel,disse-lhes que se eles aceitassem a Torá e observassem os mandamentos, receberiam por toda a eternidade a coisa mais preciosa que possuía – O Olam Habá, o Mundo Vindouro. Quando Israel pediu para ver neste mundo um exemplo do Mundo Vindouro, Deus respondeu que o Shabat é um vislumbre  do Mundo Vindouro. Se perdemos o Mishkan  e os templos em Jerusalém, ganhamos o presente mais precioso, que foi o Shabat, como disse o escrito Ahad Haam, “ não foi o povo de Israel que manteve o Shabat foi o Shabat que manteve o povo de Israel”.  Shabat Shalom!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page