(Êxodo 33:12-34:26; Levítico 22:26 – 23:44; Números 29:12-34; Deuteronômio 16:13-17; Deuteronômio 33:1-34-12)
(Como ter Alegria/Simchá na Vida)
(Como obter a Grande Benção!)
Como ter Alegria (Simchá) na Vida? Como obter a Grande Benção - VeZot HaBrachá? O que a Maior Benção de todas tem a ver com a Alegria?
Imagem de Fancycrave1 por Pixabay
Essa semana estamos lendo a última parashá da Torá junto com as porções da festa de Sucot. Normalmente a última parashá da Torá, (VeZot HaBrachá - Esta é A benção!) muitas vezes passa desapercebida por algumas pessoas por ser lida na festa de Simchat Torá e não no Shabat. Para mim é uma grande honra ter sido escolhido para comentar a última parashá da Torá como se fosse um Chatan Torá. Minha intenção com esse comentário é procurar saber o que essas duas porções possuem em comum e por que costumam ser lidas quase que juntas todos os anos?
Como ter Alegria(Simchá) na Vida? A palavra Alegria é uma das traduções da palavra Simchá, em hebraico. Como obter a Grande Benção-VeZot HaBrachá? O que a Maior Benção de todas tem a ver com a Alegria?
E o que a Alegria (Simchá) tem a ver com a Grande Benção? O que a Maior Benção de todas tem a ver com a Alegria?
A Torá, numa tradução e interpretação livre nos mostra no início da parashá VeZot HaBrachá, o que a Vida e a Alegria tem a ver com a maior de todas as bençãos :
Deuteronômio - Devarim 33:1
Está é a Maior de todas as bençãos que Moshé, ser humano que obtém a Essência/Alegria das Fontes do Eterno/Existência, abençoou os filhos e filhas de Israel diante da Morte:
A Torá nos ensina com esse verso mais lições:
A Maior de todas as Bençãos para o ser humano é a própria Vida, e a principal fonte e essência da Vida é a Alegria. A Vida, portanto, é a própria Alegria.
A Morte e a Vida não são opostos, mas complementares. A morte mostra a essência e importância da Vida, além do que a Morte é o nascimento de uma Vida em uma outra realidade.
A Morte eleva a Vida, eleva a Alegria por contraste, por uma espécie de aparente “ausência” de Vida e de Alegria, porém como nossos sábios dizem, a Morte é uma passagem, uma Hilulá, para uma outra Vida, uma outra Alegria em uma outra dimensão. A Morte faz parte da Vida, assim como o frio nos faz lembrar do calor, a escuridão da luz…
A Sucá, assim como a Vida por ser frágil e passageira nos lembra a importância de nos importar com o tempo dela e nos faz pensar a grande importância que devemos dar a Alegria e a Vida.
A maior benção de todas, da nossa Vida é praticar a Alegria que em essência é a própria Vida!!
Para você é difícil escolher a Alegria(Simchá) e obter a Maior benção de todas da Vida?
A princípio pode parecer que sim, mas não consigo fugir da imagem e das mesmas palavras que falei em momentos e comentários anteriores…
A Torá mostra que escolher a alegria(Simchá) decidir por uma vida alegre com momentos felizes é optar e obter a grande benção, a maior benção de todas que é a Vida. Isso é mais fácil do que sentar numa Sucá frágil e passageira, assim como é a nossa vida, para apreciar uma boa bebida, um bom vinho (ou boa cerveja), comer uma boa comida junto com todas as pessoas que você ama, com os convidados e com todas aquelas que estão próximas de você e que você se aproximou, além de se divertir, jogar conversa fora, distribuir presentes para todos, agitar todos juntos e unidos, as plantas/frutos que colhemos, produtos de nossas mãos, as quatro espécies em todas as direções e viver o presente, sem ver o tempo ou os dias passarem e curtindo os feixes dos raios de sol, as estrelas no céu, a lua cheia e o frescor do vento de outono...
“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que tenham cometido. Fiquem à vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”
Saulo Brandão de Aguiar(Beniamim Ben Avraham)
Amém!
Referências:
Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)
Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan (Editora Maayanot)
Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)
Talmud Babli - Massechet Sucá(Tratado de Sucá)
Comments