(QUANDO ENTRARES)
“Quando entrares na terra que o Eterno, teu Deus, te dá... tomarás das primícias da terra e irás ao sacerdote e declararás a sua gratidão”.
A gratidão sincera, que inunda o coração de humildade e contentamento, é dos mais nobres sentimentos. Sem ela, não há reconhecimento por aquilo que nos é dado e o orgulho lhe toma o lugar, fazendo-nos crer que o mundo nos deve reverência por nossos méritos inatos.
Sequer sabemos o que veio antes ou o que virá depois; por que estamos aqui ou quando partiremos desse mundo. O milagre da vida já deveria ser mais que suficiente para agradecermos a cada manhã e a cada momento do dia, Àquele que nos concedeu tamanho privilégio.
A fé no Criador do mundo nos conduz ao sentimento de gratidão. A gratidão nos conduz à calma. A calma nos conduz à paz. E tudo isso nos leva a tentar retribuir minimamente o que nos é concedido, simplesmente fazendo o bem, o certo, o justo. Respeitando os nossos pais, a nossa família, o nosso semelhante; sendo íntegro em todos os nossos atos. Lembrando que tudo pertence a Deus e que nenhuma riqueza material será levada conosco, senão a riqueza do espírito.
Que o Rosh Hashaná que se avizinha simbolize a renovação de nossas melhores intenções e de nossa evolução pessoal e coletiva. E que no Yom Kipur o Eterno sele a permissão para mais um ano de oportunidade de uma vida abençoada!
Shabat Shalom!
Comments