Shemot 25:1–27:19
Como presentear Como doar Como ofertar um Santuário Como medir e criar um Espaço Sagrado Como entregar uma Casa Sagrada para o Eterno Como o Eterno habita dentro de Você
Imagem de Harald Landsrath por Pixabay.
וְעָשׂוּ לִי, מִקְדָּשׁ; וְשָׁכַנְתִּי, בְּתוֹכָם.
Shemot (Êxodo: 25:8).
Veassu Li, Mikdash, veshechenati, betocham.
“E façam/construam para Mim, um Santuário/uma Casa Sagrada/Separada e Eu morarei dentro de vocês, Eu Serei o Vizinho de Vocês!!”
כְּכֹל, אֲשֶׁר אֲנִי מַרְאֶה אוֹתְךָ, אֵת תַּבְנִית הַמִּשְׁכָּן, וְאֵת תַּבְנִית כָּל-כֵּלָיו; וְכֵן, תַּעֲשׂוּ.
Shemot (Êxodo: 25:9)
Kechol asher Ani mareê otach, et tabanit HaMishkan veet tabanit col cliav veken taasu
“Conforme o modelo e tudo que Eu lhe mostrei, construa/faça/erga o MISHKAN (O Santuário) e todos os seus utensílios/objetos/instrumentos e assim farão…”
וּרְאֵה, וַעֲשֵׂה: בְּתַבְנִיתָם--אֲשֶׁר-אַתָּה מָרְאֶה, בָּהָר
Shemot (Êxodo: 25:40)
Ureê veaasu, betabenitam asher ata morê behar
“Observe e faça conforme o modelo que lhe está sendo mostrado na montanha.”
A construção do Santuário (Mishkan) para HaShem foi um projeto coletivo de todo o povo de Israel, um projeto feito através do coração dos israelitas para “receber” o Eterno entre eles, como um Vizinho (Shachen) e ainda mais do que isso, dentro deles. O modelo arquitetônico da Casa Sagrada foi enviado para o povo de Israel, com um projeto e modelo que continham medidas humanas: “Ama (Cúbito)- a distância do braço, Tefach - a distância do punho, Arbaá Etsbim - quatro dedos, Etsba - um dedo”
Um princípio no qual o Eterno quis ensinar através da Torá: A criação é feita através de proporções. O mundo é construído através das dimensões e códigos (dentro das Ciências, dentro da Matemática, Física, Química, Biologia…).
O Sefer Yetzirá fala isso em sua abertura sobre a criação do universo:
“Com/Por/Através de 32 vias de sabedoria, vias admiráveis e ocultas que o Eterno, o D-us de Israel, o D-us Vivo e Rei dos Séculos, D-us de Misericórdia e Graça, D-us Sublime e Exaltado, o que “Habita” acima da Eternidade e da Existência, D-us Santo e Separado, grava o seu Nome por três numerações: Sefer, Sefar e Sipur: o Número, o Que Numera e o Numerado…”
O ser humano usa da medida de seu tamanho para medir, comparar, analisar, estudar a Existência. O Santuário (Mishkan)/A Casa Sagrada(Beit HaMikdash) são construídas através das medidas do ser humano:
A criação possui proporções constantes que são vistas na natureza…
O número Pi - A relação entre a circunferência e o seu diâmetro: 3,1415….
I Melachim (1 Reis): 7:23
"Fez mais o mar de fundição, de dez cúbitos de uma borda até à outra borda, perfeitamente redondo, e de cinco cúbitos de altura; e um cordão de trinta cúbitos o cingia em redor"… Cordão/distância borda-borda -> aproximadamente 30 cúbitos/10 cúbitos: 3,1415…
A sequência de Fibonacci - 1,1,2,3,5,8,13,21,34…
O lírio tem 3 pétalas
O Delfino tem 5 pétalas
A erva de são-tiago tem 13 pétalas
A chicória tem 21 pétalas
A margarida pode ter 13,21 ou 34 pétalas
O girassol pode ter 21,34,55,89 ou 144 pétalas em primeira fileira emparelhadas respectivamente com outras 34,55,89,144 ou 233 pétalas na segunda fileira.
O número Qi- A proporção Áurea, o Número de Ouro, a Proporção da Beleza ou a proporção e entre os números de Fibonacci: 1,618
A identidade de Euler e o Número de Euler.
O número zero
O número infinito…
Qual é o tamanho de D-us? Segundo a ciência, o tamanho do Universo Observável varia entre 10 elevado a menos 36 até 10 elevado a 24… O Eterno é muito maior do que isso e maior do que o nosso conceito de infinito.
Como D-us pode caber num lugar de dimensões e proporções humanas? Como o Eterno pode caber dentro do ser humano?
O Santuário é uma “Casa” para D-us, mas que tem as medidas e dimensões humanas, objetos e utensílios com proporções humanas, para que os seres humanos possam habitar. Um paradoxo, uma contradição evidente: D-us não pode “habitar” em lugares, por que D-us não se limita as limitações da existência. O único lugar aonde D-us pode “habitar” é na consciência e no coração humano, por isso o texto da Torá fala sobre construir um Santuário para que o Eterno possa habitar “Vizinho” a nós, possa habitar dentro de nós. Apenas o ser humano possui o Eterno dentro de sua consciência e do seu coração.
“Dois braços e meio de comprimento, um braço e meio de largura, um braço e meio de altura (Arca)…”
“Dois braços de comprimento, um braço de largura, um braço de altura(Mesa)...”
“Vinte e oito braços de comprimento, quatro braços de largura (Cortina)….”
Esses textos da Torá falam diversas vezes e com vários detalhes sobre as medidas do Santuário (Mishkan) com o intuito de mostrar proporções e dimensões humanas. O próprio texto da Torá é um conjunto de letras/números em sequências que são segundo o Talmud em Massechet Shabat, a planta na qual o Eterno criou o Universo:
“D’us criou o mundo a partir de um plano e um propósito. Seu plano era a Torá, que precede o mundo” (Shabat, 88b).
A ideia da Torá é fazer com que o ser humano se sinta confortável e adaptado toda vez que se desse conta da presença Divina. A ideia também é responder as dúvidas humanas que não fazem sentido como, se “existe” e onde está D-us? D-us “está” em todo lugar, nas proporções da natureza, “está” nas criações feitas pelo ser humano, nas proporções humanas, entretanto e além disso tudo, “está” dentro das possibilidades mais do que infinitas dos seus pensamentos, por que D-us “está” dentro de você.
“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que tenham cometido. Fiquem à vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”
Saulo Brandão de Aguiar (Beniamim Ben Avraham)
Amém!
Referências:
Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)
Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan (Editora Maayanot)
Sefer Yetzirá
Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)
Rabino Nilton Bonder - Chatzot HaShavua - Terumá: https://youtu.be/98BBDpmOrrE
A matriz do universo - http://www.morasha.com.br/misticismo/a-matriz-do-universo.html
Malba Tahan - O homem que Calculava
BBC News Brasil - O que é a sequência de Fibonacci e por que é chamada de “código secreto da natureza” https://youtu.be/cHZWZhHQq4g
BBC News Brasil - Por que a identidade de Euler é considerada a equação mais bonita que existe https://youtu.be/OcgvH-K4-40
BBC News Brasil - Para que serve o Pi e por que esse número causa tanto fascínio. https://youtu.be/vY6965UdcLI
Comments