Sidrá 20ª da Torá, 8ª do sefer Shemot. Pesukim 27:20 a 30:10.
Haftará em Ezequiel 43:10-27.
O Eterno disse a Moshê para ordenar o povo de Israel a trazer azeite puro de Oliva para acender a Menorá do Mishkán (Tabernáculo). O Eterno descreve para Moshê, toda a vestimenta e como coser as Roupas Sacerdotais (Bigneim Kehuná) dos Cohanim que eles usarão no serviço do Mikdash. Elas têm a função simbólica de servir com honra. E não podem ser usadas para outro fim.
O sumo sacerdote usava oito vestes sagradas (bigdei kodesh). Destes, quatro eram do mesmo tipo usado por todos os sacerdotes e quatro eram exclusivos do Kohen Gadol.
Roupas íntimas sacerdotais (hebraico- michnasayim) (calças): calças de linho que vão da cintura até os joelhos “para cobrir sua nudez” ( Êxodo 28:42 )
Túnica sacerdotal (cetoneta hebraica ) ( túnica ): feita de linho puro, cobrindo todo o corpo, do pescoço aos pés, com as mangas chegando aos pulsos. O do sumo sacerdote foi bordado ( Êxodo 28:39 ); os dos sacerdotes eram simples ( Êxodo 28:40 ).
Faixa sacerdotal (hebraico -avnet) (faixa): a do sumo sacerdote era de linho fino com “ trabalho bordado “ em azul, púrpura e carmesim ( Êxodo 28:39 , 39:29 ); as usadas pelos sacerdotes eram de linho branco torcido.
Turbante sacerdotal (hebraico -mitznefet): o do sumo sacerdote era muito maior do que o dos sacerdotes e tinha uma ferida de modo que formava um turbante largo e achatado; para os sacerdotes, a ferida formava um turbante em forma de cone, chamado migbahat.
As vestimentas exclusivas do sumo sacerdote eram:
Manto sacerdotal (me’il) (“manto do efod”): um manto azul sem mangas, cuja bainha inferior era franjada com pequenos sinos dourados alternando com borlas em forma de romã em azul, roxo e escarlate – tekhelet ,argaman, tolaat shani.
Efod : um colete ou avental ricamente bordado com duas pedras preciosas gravadas em ônix nos ombros, nas quais estavam gravados os nomes das tribos de Israel
Peitoral sacerdotal (hebraico-hoshen): com doze pedras preciosas, cada uma gravada com o nome de uma das tribos; uma bolsa na qual provavelmente carregava o Urim e o Tumim . Foi preso ao Ed
Na frente do turbante havia uma placa dourada com as palavras: “Santidade a YHWH “ anexada à mitznefet.
São 7 dias pra a consagração do Sumo Sacerdote, Arão, irmão de Moshê da tribo de Levi e seus filhos Nadav, Abiú, Elazar e Itamar. Arão foi ungido com azeite de unção. Em sequência, detalhes dos passos rituais para a consagração de perpetuidade dele e de seus filhos no serviço sacerdotal.
A Torá ordena o oferecimento de um carneiro no altar do Mishkan – o Corbán Tamid (sacrifício perpétuo) todas as tardes e manhãs (Shacharit e Minchá). Esta oferenda é acompanhada por farinha e libações de vinho e azeite. Havia dois tipos de Corbanot para elevação: animais (zevachim), oferendas de grãos e derivados (menachot) e libações, líquidos, principalmente, vinho e água (nisachim). É ordenado também o consumo das Corbanot de expiação – Asham e Chatat.
O Eterno ordena a construção de um altar para queimar o incenso (mizbach haktoret), feito de acácia e coberto de ouro. Arão e os descendente deveriam queimar incenso no altar estritamente como fora ordenado.
Há algo muito forte nesta Parashá: “Lembrança” (Zachor) que é uma das bases do judaísmo para o cumprimento das Mitzvot, como em “Lembra-te do dia de Shabat para santificá-lo”. Iom Hazicaron (Dias de Recordação) -os grandes dias de temor e julgamento (os dias de Rosh Hashaná); o tzitzit para lembrar os mandamentos etc. A lembrança é um traço de continuidade e existência da vida judaica. O lembrar nos traz a responsabilidade, o respeito, o cumprimento… Lembrar tanto as coisas boas da Torá como também as tragédias. Isso é uma característico do viver judaico. A história familiar e do nosso povo como um todo que fazem parte de nossa memória garantem o nosso presente e o nosso futuro…
Shabat Shalom Umevorach
Referências:
Revista Morashá on-line
Kohen on-line
Ser judío on-line
Ecos do Sinai (Rabino Berel Wein)
Meor Hashabat Fax (Rabino Kalman Packouz)
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