A Parashá VAIÊCHI, última do primeiro livro da Torá, BERESHIT, descreve as mortes de Jacob e, mais tarde, de José.
Jacob faz José jurar que o enterrará na Terra de Israel. Queria deixar claro à sua descendência que ali estavam de passagem e que retornariam à Terra que o Eterno lhes havia prometido.
Abençoa a Efraim e Menashé, filhos de José, assim como a todos os seus filhos, a cada um de acordo com sua característica e com o que vislumbrava para o seu futuro e o de sua descendência.
E morre Jacob aos 147 anos de idade. E José, conforme prometera, o leva para ser enterrado em Machpelá, ao lado de Lea, uma de suas esposas; de seus pais Ytschak e Rivka; e de seus avós, Abraão e Sara.
Ao retornar ao Egito, seus irmãos temeram que, agora que seu pai morrera, José se vingaria deles. E ele os tranquiliza, garantindo que não nutria tais sentimentos e que cuidaria deles.
José faz seus irmãos prometerem que também a ele, quando morresse, não enterrariam no Egito, mas na Terra de seus antepassados. E morre, aos 110 anos.
Naquele momento, não imaginavam o sofrimento que os aguardava pela frente, quando perderiam a proteção do Faraó e seriam escravizados, sustentando-se pela fé no Eterno, até que Moisés, quase 400 anos depois, conduziria todo o povo à liberdade física e espiritual. Mas essa já é uma outra história...
Shabat Shalom!
Comentários