E eis que Moisés completa a idade de 120 anos e o Eterno ordena que ele se reúna com Josué e o consagre seu sucessor para liderar o povo na travessia do Jordão e na conquista da Terra Prometida.
Moisés diz ao povo: “Esforçai-vos e animai-vos; não temais e nem vos atemorizeis diante deles, pois o Eterno, teu Deus, é Quem vai convosco; não vos deixará e não vos abandonará”.
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Quem O tem no coração e Nele confia, segue Seus preceitos e vive uma vida reta e justa, jamais estará sozinho. É Ele Quem nos guia e protege, todo o tempo. Nunca devemos nos esquecer disso!
Contudo, o Eterno diz a Moisés que o povo, ao se sentir seguro, O esquecerá e errará e muitos males o alcançarão: “Os trarei à terra que jurei a seus pais, que emana leite e mel, e comerão e se fartarão, e engordarão e violarão a Minha aliança”.
Clamamos a Deus em nossa angústia e O esquecemos na fartura. Deixamos de confiar Nele e, orgulhosos, passamos a confiar em nós mesmos. E O abandonamos e a Sua ausência nos traz grandes prejuízos.
Que no Yom Kipur que se aproxima busquemos reencontrar os mais valiosos valores dos quais possamos ter nos afastado. Que perdoemos nossas próprias faltas e as das pessoas que nos cercam. Que tenhamos a humildade de também pedir perdão, porque certamente temos motivos para tal.
E, assim, perdoados mutuamente uns aos outros, possamos juntos pedir o perdão de Deus. E Ele há de nos inundar de bênçãos nesse novo ano que se inicia!
Shabat Shalom!
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Comments