Gênesis 28:10–32:3
Como sair
Como encontrar a saída de emergência
Como resolver um problema
Como escapar de uma situação difícil
Como escapar do “inevitável” e do improvável
Essa semana estamos lendo a sétima parashá da Torá, que está no livro de Bereshit (Gênesis 28:10–32:3).
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
A parashá dessa semana mostra nosso pai Yaakov “inaugurando” uma das grandes habilidades e características que fazem parte o povo judeu: A arte de resolver problemas. A arte de sair de situações difíceis.
Bereshit
(Gênesis 28:10-12)
“Yaakov saiu, fugiu, escapou de Beer Sheba (dos sete poços) e foi, se dirigiu para Charan. Chegando, se deparando no Lugar, parou ali para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e se deitou ali. E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos, os enviados de D-us subiam e desciam por ela…”
O texto da Torá mostra um exemplo de como o nosso pai Yaakov estava tentando resolver um problema difícil que estava diante dos seus olhos, no caso, proteger e salvaguardar o maior bem que ele tinha: a sua vida. Ele estava fugindo do seu irmão Essav e das mãos deste, do ódio e da “vingança” dele. A escolha de Yaakov e de sua mãe, Rivka colocou nosso patriarca numa situação extremamente difícil e diante de um problema bem difícil de se resolver.
E como se faz para resolver um problema difícil? Como pode sair de uma situação complicada. A primeira coisa que o texto da Torá nos mostra de forma indireta é a seguinte:
Todos os problemas do mundo possuem solução!
Quando a Torá diz no texto que o Eterno estava ao lado/acima de Yaakov, ela quer demonstrar de forma indireta que qualquer problema do mundo pode ser resolvido, inclusive aqueles que são aparentemente impossíveis.
Bereshit (Gênesis 28:13-15)
Ao “lado”, “acima” dele estava o Eterno, que lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi"
O Eterno é o maior solucionador de problemas da existência por que Ele/Ela é o próprio problema, o próprio enigma e a solução dele. Junto com o Eterno, nosso pai Yaakov tinha à sua disposição todas as possibilidades e probabilidades possíveis de resolver os problemas, bastaria para Yaakov apenas estar atento e perceber qual era a “visão” do enigma.
Através de uma visão, o Eterno acima e ao lado de Yaakov, ensina-o a resolver os problemas. E a visão era: Anjos/Enviados divinos, primeiro subindo até os Céus e depois descendo a Terra através de uma escada. O Eterno está ensinando Yaakov a resolver enigmas através de um outro enigma. O que isso significa? Qual lição nos podemos aprender dessa “visão”, desse “enigma”?
O que aprendemos disso é que para resolvermos qualquer problema, precisamos:
Sair do lugar onde estamos.
para que possamos:
Ver o problema de diferentes lados.
Os anjos estavam em constante movimento e não estavam parados num único lugar porque o Eterno queria mostrar a importância de se ter diferentes perspectivas da relação entre os Céus e Terra. Você pode ver os Céus a partir dos Céus, pode ver os Céus a partir da Terra, pode ser a Terra a partir da Terra, a Terra a partir dos Céus e existem ainda mais inúmeras possibilidades de ver e de se observar a realidade.
O Rabino Nilton Bonder no seu livro O segredo judaico de resolução de problemas, mostra a mesma variação de perspectivas para resolver enigmas que está baseada nas possibilidades que temos de ler a Torá, ou o PARDES: o Aparente do Aparente (Peshat) - a visão literal, o Oculto do Aparente (Remes) - a visão metafórica, O aparente do Oculto (Drash) - A visão alusiva e O Oculto do Oculto (Sod)- A visão secreta.
Simplificando, o que o Eterno que mostrar através de seus mensageiros para Yaakov e para todos nós é que precisamos nos mover constantemente para que nossa visão sempre altere e possamos tentar observar todas as possibilidades possíveis. Essa é a maneira que aprendemos a resolver problemas:
MUDAR, ADAPTAR E SE FLEXIBILIZAR AS INFINITAS POSSIBILIDADES.
Isso ficou muito evidente na tradição judaica com o desenvolvimento do Talmud aonde o Pilpul, o pensamento e a visão do absurdo deixaram de ser a exceção e passou a ser uma regra das discussões e visões dos sábios….
“Eis a pergunta: Se dois homens saem de dentro de uma chaminé e um sai sujo e o outro limpo, quem é que se lava?”.
Ser um otimista para encontrar uma solução e ser pessimista quando se tem apenas uma única visão. E desse espírito disso que vem a inspiração para que o judeu Lee David Zlotoff criasse o MacGyver que em sua série televisiva tirava de sua “cartola” as soluções mais incríveis e inimagináveis e resolvia todos os problemas e as situações aparentemente impossíveis. De uma certa forma, por isso que existem tantos mágicos e ilusionistas de origem judaica (Harry Houdini, David Copperfield, Franz Czeisler (Tihany), David Blaine, Lior Suchard), porque o espírito judaico de nosso pai Yaakov é trazer e tornar comum, o aparente “absurdo”.
Quando você estiver diante de algo aparentemente impossível de ser resolver, acredite e tenha confiança em HaShem que está acima de você e ao seu lado, confie que todos os problemas do mundo sem exceção possuem soluções, saia (Vaietsê) do lugar onde você está e veja o problema de diferentes lados, mude, se adapte e flexibilize as infinitas possibilidades. Não se esqueça: O Eterno é a realidade, o problema, a solução e a saída de emergência ao mesmo tempo. O MacGyver, Harry Houdini, David Copperfield, David Blaine, Franz Czeisler e etc… são algumas das pequenas manifestações de como HaShem pode atuar no nosso mundo assim como atou através de nosso pai Yaakov e pode atuar através de nós, resolvendo os problemas impossíveis do mundo. O Eterno é próprio enigma, é o absurdo, a aparente mágica e magia que não engana, é interrogação e o impossível. É do Eterno que o Abracadabra (Avra Kedavra - Crio conforme falo) para a ser real e o que é impossível de resolver, se torna realidade bem diante dos nossos olhos…
“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que tenham cometido. Fiquem à vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”
Referências:
Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT” L (Editora Sefer)
Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan (Editora Maayanot)
Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT” L em português (Site da Sinagoga Edmond Safra)
MaCGyver - Lee David Zlotoff
Rabino Nilton Bonder - O segredo judaico de resolução de problemas
Rabino Nilton Bonder - Chatzot HaShavua - Vaietsê: https://youtu.be/9nimjegnBCc
Commenti