Levítico 1:1-5:26
Como ser chamado
Como ser convidado
Como receber pessoas
Como ser um bom convidado
Como ser um bom anfitrião/anfitriã
Como promover um cheiro e aroma agradável
Como promover um ambiente agradável
Como promover bem-estar
Image by rawpixel.com on Freepik
Essa semana lemos a vigésima quarta parashá da Torá, dá título ao livro de Vayikrá (Levítico 1:1-5:26) - E Chamou/ E Convidou…. A Parashá “fala” também sobre a arte judaica de ser um excelente convidado no lugar aonde um anfitrião lhe convidou, e onde você é bem recebido (Hachnassat Orchim). Essa parashá se conecta nesse sentido com a próxima, Tsav que fala mais sobre a arte de receber de receber ou recepcionar muito bem as pessoas(Hachnassat Orchim), de dar honra (Kavod) e ser grato (Hakarat Hatov) pela presença!
Vayikrá(Levítico 1:1)
“Vayikrá el Moshe vaidaber HaShem elav meohel moed lemor…”
“E chamou/convidou a Moisés e disse o Eterno a ele, de dentro da Tenda do Encontro, dizendo…”
Você foi convidado/chamado(Vayikrá) para um jantar especial por alguém que você gosta e ama muito. Como convidado, você ganha um convite formal(Vaidaber… elav) com belas palavras ou um convite escrito com uma escrita primorosa, detalhada com um laço ou um adereço e um bom cheiro, tudo que cause bem estar reproduzindo em miniatura, o bem estar que haverá na casa ou no lugar de encontro, na Tenda de Encontro(Ohel Moed), a tenda aberta nos “quatro cantos” do nosso pai Avharam e nossa mãe Sara.
Vayikrá(Levítico 1:2)
“Daber El bnei Israel veamarta adam ki iakriv mehem Korban leHaShem…” “Fala aos filhos de Israel e diz a eles: Se um ser humano quiser se aproximar, traga um presente para o Eterno…”
Para ir ao encontro(Karov), você se cuida, toma um banho, usa perfumes e cosméticos, se veste com uma roupa impecável e bem passada, com um excelente cheiro e procura comprar um presente(Korban) que esteja à altura da pessoa que lhe convidou, do evento que irá acontecer, tudo para que o seu anfitrião ou anfitriã se sinta prestigiado/a e seja lembrado/a no momento presente com um presente(ki iakriv mehem korban…). O presente precisa ter valor e tem que estar envolto numa bela caixa e bem decorada, tudo precisa ter um bom cheiro e necessita exalar bem estar.
Vayikrá(Levítico 1:3)
“…iakriveinu el petach Ohel Moed iakriv oto leretzono lifnei HaShem.”
“… e se aproximará a entrada da Tenda do Encontro com o “presente” conforme a sua vontade diante do Eterno…”
Ao ir ao lugar do encontro no tempo adequado, você se aproxima da porta da Casa(petach Ohel Moed) com o presente nas mãos e aperta a campainha ou chama pela pessoa que está no lugar e que irá atendê-lo, no caso, o seu anfitrião/anfitriã. Essa pessoa lhe recebe de “braços abertos” seja de forma literal e/ou respeitosa e lhe convida para entrar na casa. Ela recebe de você, o seu presente e se sente grata e feliz pela por sua lembrança(iakriveinu…iakriv oto leretzono lifnei HaShem). Para o anfitrião/ anfitriã, você é um anjo/mensageiro(Malach) que vem de D-us trazendo uma benção(seja uma boa notícia ou prosperidade), porém para ele/ela, receber você, amar o estrangeiro, amar o hóspede e ter hospitalidade(Hachnassat Orchim), agradecer sua presença (Hakarat Hatov) e honrá-lo /a (Kavod) é a maior de todas as recompensas! É a tenda aberta da hospitalidade nos “quatro cantos” do nosso pai Avraham e nossa mãe Sara.
Vayikrá(Levítico 1:9)
“… iarutz bamayim vehiktir…”
“… E deve lavar e limpar na água...”
Ao lhe receber, o anfitrião, lhe oferece um pano, água e sabão para que você possa limpar seus pés e mãos, para que limpe sua boca e rosto. A delicadeza e sutileza fazem parte da recepção. Você tira o seu calçado, suas “sandálias” e deixa do lado de fora por que o lugar que você vai entrar é Sagrado(Shemot 3:5). Depois, você recebe um doce, para que sua estadia seja doce naquele lugar e se assenta numa cadeira(Kissê Shel Malach) especial reservada para você. Nessa cadeira, você, recebe também um copo/cálice(Kos) com vinho ou outra bebida para que você possa brindar junto a vida(Le Chaim)!! Tudo feito com carinho e reverência a você!
Vayikrá(Levítico 1:13”
“…Esh Ruach, Nichoach LaHaShem”
Além disso, você, recebe de forma delicada na face, um óleo aromático especial, você é ungido (meshichá) é diferenciado pela essência das demais pessoas, por que você é alguém especial no jantar, alguém de alta estima por todos que estão ali. Cada detalhe importa! O jantar é feito para você em sua honra!( Tehilim-Salmo 23:5): “Prepara para mim, uma mesa perante de mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo (aromático), o meu cálice(de vinho) transborda!” O cheiro que sai de você lhe diferencia dos demais por sua importância naquele lugar, é um bem-estar, um cheiro, uma fragrância prazerosa para você, para todos e para o Eterno! (Nichoach LaHashem!).
O ambiente, o cheiro, as essências, as especiarias, a convivência entre todos, sempre precisam promover bem-estar, espírito (Ruach) de bem estar… Esh Ruach Lereach Nichoach LaHashem!
O cheiro do fogo (Esh Ruach) que vem da cozinha, do alimento, do jantar, do Korban, também é um cheiro agradável para você e para todos! Você irá compartilhar com os que lhe convidaram de uma refeição festiva (Korban) em comemoração da aproximação cada vez mais intensa entre vocês (Karov). Qualquer situação seja de perdão, de um conflito que foi ultrapassado, de comemoração, de festa, de alegria precisa de Korban (de presente, de jantar, de comida, de recepção) para que as pessoas possam se aproximar (Karov) novamente ou cada vez mais!
A grande lição de nossa parashá é que para nos aproximarmos (Karov) mais uns dos outros precisamos de muito mais “Korban”, de presentes, de agrados, de cheiros, essências e aromas agradáveis, de comida boa, de bebidas boas que nos alegram, de festas, de sermos gentis e corteses, de sermos alegres, de promovermos bem estar e criar espaços de bem estar, de sermos receptivos com todos que se aproximam de nós e nos movermos para se aproximar dos outros com hospitalidade (Hachnassat Orchim).
Precisamos ser bons convidados e trazermos um lindo e bonito “Korban” para as pessoas! Somente assim iremos conseguir imitar ao Eterno quando Ele/Ela recebe a Moshe na Tenda e quando “Ele/Ela” é bem recebido através de seus representantes(Melachim)na tenda de Avraham e Sara. Somente assim podemos através das pessoas, podemos praticar o Karov, o Korban, Kavod, Hakarat Hatov, a Hachanassat Orchim, e assim podemos receber a HaShem e sermos recebidos pelo Eterno!!
“Peço desculpas a todos vocês de antemão por quaisquer erros que tenham cometido. Fiquem a vontade para fazerem recomendações e correções ao texto”
Saulo Brandão de Aguiar(Beniamim Ben Avraham)
Amém!
Referências:
Chumash Torá - Rabbi Meir Matzliah Melamed ZT”L (Editora Sefer)
Chumash Torá - Rabbi Aryeh Kaplan Z”TL (Editora Maayanot)
Comentários do Rabbi Jonathan Sacks ZT”L em português(Site da Sinagoga Edmond Safra)
Hachnassat Orchim - https://youtu.be/yjIIZplT67U
Hakarat Hatov - https://youtu.be/UPfz2NkfLCg
Kavod - https://youtu.be/XTtsFVg6RRQ
Omotenashi - https://www.japanhousesp.com.br/artigo/omotenashi-a-hospitalidade-que-vem-do-coracao/
Rabino Nilton Bonder - Chatzot HaShavua - Vayikrá-Tsav: https://youtu.be/j8WVPuebo0U
Comments