top of page

Povo do Livro: A Justiça Social, Uma Visão Judaica.

A Justiça social tem sido apontada como uma das características básicas da religião e cultura judaica, desde a Torah, passando pelos Profetas e Talmud, até os grandes pensadores judeus após a Haskalá, o Iluminismo Judaico.


(Reprodução)


Em seu livro A Justiça Social, Uma Visão Judaica (Ed. Maayanot,2001,158p), o judeu argentino Bernardo Kliksberg, Doutor argentino em Economia, conhecido internacionalmente pela criação da gestão social e por trabalhos área da ética do desenvolvimento e responsabilidade social, discute as origens do conceito de justiça no pensamento judaico. Kliksberg inicia discutindo qual a visão judaica sobre o problema da pobreza e a injustiça social, defendo a tese de para o judaísmo a pobreza não é um problema insolúvel, entretanto chamando ao mesmo tempo que o judaísmo demanda de cada um de nós ação e envolvimento comunitário. O livro é bem articulado em suas teses, o autor também lembra o chamado dos Profetas Hebreus, como uma consciência do povo, atuando frequentemente contra a injustiça dos poderosos ao lembrar dos mais elevados ideais e a proposta judaica para a organização da sociedade e do modo de viver.


Kliksberg dirigiu projetos na ONU, no Banco Interamericano de Desenvolvimento, na Organização Internacional do Trabalho e na Unesco, dentre tantos trabalhos e tem sido um forte estudioso das condições sociais na América Latina.


O livro foi publicado no Brasil em parceria com o projeto social Ten Yad, fundado em São Paulo em 1992, por um grupo de ativistas comunitários sensibilizados pelo empobrecimento da população paulistana.


Disponível para compra na Página da Maayanot por R$28,00


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page