top of page

Povo Judeu Seguro é Com Estado de Israel Seguro



Shalom!!

 

Uma alegria e uma honra nestes momentos tão difíceis para o povo judeu termos um motivo para celebrar: A Existência há 76 anos do Estado de Israel.


O Estado de Israel é o primeiro estado judeu do mundo em dois milênios, apesar da contínua presença judaica na região, dos inapagáveis sinais da história judaica na Terra Prometida e dos inabaláveis vínculos de judeus de todo o mundo ao longo do tempo com sua Terra ancestral.


É possível justificar a existência de um Estado judeu? Esta questão, levantada com maior frequência nos últimos anos, não é apenas teórica. Israel só perdurará como Estado judeu se puder ser defendido, tanto no sentido físico como no sentido moral.

 

O estabelecimento de Israel como um Estado judeu foi justificado na altura da independência, há meio século, e a sua preservação continua a ser justificada hoje. Israel tem a obrigação de proteger os direitos de todos os seus cidadãos, de tratá-los de forma justa e com respeito, e de proporcionar igualmente a segurança e o bem-estar da sua minoria não-judaica.


Embora um Estado judeu vibrante desempenhe vários papéis na vida dos judeus, não devemos esquecer as circunstâncias que deram origem ao sonho sionista. É bem sabido que o sionismo surgiu como uma resposta a dois problemas inter-relacionados: a perseguição dos judeus.  Dos dois, predominou a preocupação com a segurança do povo judeu: durante anos, o movimento sionista afirmou que apenas um Estado judeu poderia garantir a segurança dos judeus em todo o mundo. Nas últimas gerações, especialmente nos países ocidentais, os judeus desfrutaram de um nível de segurança e liberdade de expressão cultural sem precedentes, ameaçados por uma nova tendência de sentimentos antissemitas anteriormente suprimidos e manifestada atualmente pela pregação da destruição do único Estado Judeu no mundo.


“APELAMOS – ainda em meio à sangrenta agressão que, há meses, se está levando a cabo contra nós – aos habitantes árabes do Estado de Israel, para manter a paz e participar na construção do Estado, sobre a base de plenos direitos civis e de uma representação adequada em todas as suas instituições provisórias e permanentes.


OFERECEMOS paz e amizade a todos os países vizinhos e seus povos, e os convidamos a cooperar com o povo judeu soberanamente estabelecido em seu próprio país, baseados em princípios de ajuda mútua. O Estado de Israel está disposto a colaborar no esforço comum para o progresso do Oriente Médio em sua totalidade.”


Estas palavras parecem ter sido escritas ontem, mas são da declaração de independência do Estado de Israel, um estado plural, vibrante e democrático, em que cerca de 20% da população é árabe e pode desfrutar dos benefícios de uma democracia e pessoas de todos os credos e etnias encontram um local seguro para se desenvolver.

O Povo judeu como um todo só estará plenamente Seguro, com o Estado de Israel livre, independente e Seguro. Am Israel Chai!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page