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Shalom- Discurso no Evento do Ministério dos Direitos Humanos



Meus cumprimentos, Sra. Iya Gilda de Oxum A Coordenadora-Geral de Promoção da Liberdade Religiosa da Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a  Iyalaxé Mãe Juçara Lopes e a Vodunsi Uiara Uiara Sobossi, pela organização. Meu cordial Shalom aos Líderes das demais denominações religiosas, amigos e convidados.


Shalom !Na Bíblia Hebraica, a palavra shalom, geralmente traduzida como paz, significa mais do que ausência de conflito; conota uma sensação segura de bem-estar e integridade (esta última é talvez a melhor definição literal). A palavra aparece centenas de vezes na Bíblia, em todos os tipos de contextos: indivíduos, cidades, nações e até mesmo o mundo inteiro em vários pontos procuram a paz e, nas palavras do salmista, perseguem-na. Na verdade, os rabinos até ensinaram que Shalom é um dos nomes secretos de Deus. De acordo com o Judaísmo e os ensinamentos da Torá, somente quando existe um verdadeiro estado de "totalidade", o que significa que tudo está "completo", é que a verdadeira "paz" reina. O mesmo acontece com a palavra árabe diretamente relacionada Salaam.


O profeta Isaías era conhecido por registrar muitas exortações poéticas à Deus. Alguns, oferecem palavras de profundo conforto, prometendo ao povo plenitude – paz. Na verdade, o sentido de totalidade e cura (não apenas ausência de guerra) evocado por esta passagem é um significado essencial da palavra shalom.


Eles transformarão suas espadas em relhas de arado e suas lanças em foices; A nação não levantará a espada contra a nação e não estudará mais a guerra. (Isaías 2:4) “O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com a cabra, o bezerro, o leão e o filhote de um ano juntos; e uma criança os guiará” (Isaías 11:6). Nesta frase a esperança por um mundo em que os diferentes possam conviver de forma não apenas de tolerância, mas de coexistência pacífica e colaborativa. 

A cultura de paz, exige que todos nós abramos espaço para o diálogo e para a existência do outro.  O profeta Isaías (57:19) falava: שָלוֹם שָלוֹם לָרָחוֹק וְלַקָּרוֹב."Paz, paz para os distantes e para os próximos" - .


 O Judaísmo não é proselitista e não almeja tornar o mundo todo um mundo judaico, mas um mundo melhor e reconhece que o judaísmo é caminho dos judeus e que cada povo e cada cultura tem seu modo de se aproximar do Sagrado.  As diferenças entre as pessoas não devem ser motivo para animosidade e conflito; pelo contrário, através destas mesmas diferenças, cada um de nós tem a oportunidade de expandir os seus próprios horizontes e descobrir centenas de verdades que nos faltam. A senhora Mãe Gilda pode não ser à minha imagem, mas ainda é à Imagem de D’us; Posso não ser à sua Imagem, Mãe Juçara , mas ainda sou à Imagem de D'us. Somos diferentes fragmentos da Imagem Divina.


Oseh shalom bimromav, hu yaaseh shalom aleinu, v’al kol Yisrael, v’al kol yoshvei teiveil, v’imru. Amen. Aquele que faz a paz nos altos céus faça a paz para nós, para todo o Israel e para todos os que habitam a terra.  E digamos Amém

Meus cumprimentos, Sra. Iya Gilda de Oxum A Coordenadora-Geral de Promoção da Liberdade Religiosa da Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a  Iyalaxé Mãe Juçara Lopes e a Vodunsi Uiara Uiara Sobossi, pela organização. Meu cordial Shalom aos Líderes das demais denominações religiosas, amigos e convidados.


Shalom !Na Bíblia Hebraica, a palavra shalom, geralmente traduzida como paz, significa mais do que ausência de conflito; conota uma sensação segura de bem-estar e integridade (esta última é talvez a melhor definição literal). A palavra aparece centenas de vezes na Bíblia, em todos os tipos de contextos: indivíduos, cidades, nações e até mesmo o mundo inteiro em vários pontos procuram a paz e, nas palavras do salmista, perseguem-na. Na verdade, os rabinos até ensinaram que Shalom é um dos nomes secretos de Deus. De acordo com o Judaísmo e os ensinamentos da Torá, somente quando existe um verdadeiro estado de "totalidade", o que significa que tudo está "completo", é que a verdadeira "paz" reina. O mesmo acontece com a palavra árabe diretamente relacionada Salaam.


O profeta Isaías era conhecido por registrar muitas exortações poéticas à Deus. Alguns, oferecem palavras de profundo conforto, prometendo ao povo plenitude – paz. Na verdade, o sentido de totalidade e cura (não apenas ausência de guerra) evocado por esta passagem é um significado essencial da palavra shalom.


Eles transformarão suas espadas em relhas de arado e suas lanças em foices; A nação não levantará a espada contra a nação e não estudará mais a guerra. (Isaías 2:4) “O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com a cabra, o bezerro, o leão e o filhote de um ano juntos; e uma criança os guiará” (Isaías 11:6). Nesta frase a esperança por um mundo em que os diferentes possam conviver de forma não apenas de tolerância, mas de coexistência pacífica e colaborativa. 

A cultura de paz, exige que todos nós abramos espaço para o diálogo e para a existência do outro.  O profeta Isaías (57:19) falava: שָלוֹם שָלוֹם לָרָחוֹק וְלַקָּרוֹב."Paz, paz para os distantes e para os próximos" - .


 O Judaísmo não é proselitista e não almeja tornar o mundo todo um mundo judaico, mas um mundo melhor e reconhece que o judaísmo é caminho dos judeus e que cada povo e cada cultura tem seu modo de se aproximar do Sagrado.  As diferenças entre as pessoas não devem ser motivo para animosidade e conflito; pelo contrário, através destas mesmas diferenças, cada um de nós tem a oportunidade de expandir os seus próprios horizontes e descobrir centenas de verdades que nos faltam. A senhora Mãe Gilda pode não ser à minha imagem, mas ainda é à Imagem de D’us; Posso não ser à sua Imagem, Mãe Juçara , mas ainda sou à Imagem de D'us. Somos diferentes fragmentos da Imagem Divina.


Oseh shalom bimromav, hu yaaseh shalom aleinu, v’al kol Yisrael, v’al kol yoshvei teiveil, v’imru. Amen. Aquele que faz a paz nos altos céus faça a paz para nós, para todo o Israel e para todos os que habitam a terra.  E digamos Amém


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