A Coordenação-Geral de Promoção da Liberdade Religiosa da Diretoria de Promoção dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), coordenada pela Sra. Iya Gilda de Oxum, promoveu um diálogo inter-religioso junto às lideranças locais do Estado da Bahia, que ocorreu dia 15 de dezembro de 2023, na sede do Sindicato da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB\Sindicato).
A SIB foi representada pelo presidente Rogério Palmeira, que junto com líderes das diversas etnias (ou “nações”) do Candomblé, Umbanda, Catolicismo, Batistas, representante do Hare Krishna, Baha'i, Espíritas e Islamismo, puderam discutir como combater a intolerância religiosa e promover uma educação de coexistência pacífica, com a participação da profa. Celia Lobo, representante da Secretaria Estadual de Integração Racial.
O foco do encontro, é através da Coordenação-Geral de Promoção da Liberdade Religiosa, estabelecer um fórum nacional, para discutir e tentar implementar ações práticas, em que a harmonia seja uma pauta educacional permanente, desde novembro esse é o 3° de um total de 04 encontros planejados para esse ano em pontos diferentes do país.
Rogério Palmeira comentou: “Foi bom demais estabelecermos esse encontro e diálogo com diversas comunidades religiosas. Embora algumas pessoas queiram usar as nossas diferenças para nos afastar, nossos pontos em comum nos unem e nossas diferenças nos enriquecem”. Rogério, ainda destacou o carinho pelo qual foi recebido pelas lideranças das religiões afro-brasileiras e o diálogo que estabeleceu com o Dr. Feizi Milani, líder da comunidade Bahá’i. Os Bahá’is são uma comunidade de origem persa, mas que ainda no século 19, foram perseguidos pelo regime do Xá e pelo Império Otomano, sendo exilados para a Terra de Israel, tendo seus locais sagrados em Acco e Haifa. Destaque também para as organizadoras do evento Mãe Juçara Lopes e Vondossi Uiara Sobossi, coordenadoras do Grupo Mulheres de Axé, que foi responsável pela realização do Evento.
Encontros como esse, são importantes para educação, respeito, tolerância e melhor conivência entre os diferentes pontos de vista.
Commentaires