top of page

SIB na Convenção CONIB 2023: A Força da Comunidade


Entre os dias 10 a 12 de novembro em São Paulo ocorreu a 54° Convenção da Confederação Israelita do Brasil, reunindo os presidentes e diretores das federadas judaicas do Brasil. Com o lema “ A Força da Comunidade”, a convenção foi uma oportunidade para o presidente e vice-presidente da SIB Rogério Palmeira e Izio Kowes, interagirem com com os representantes não apenas da CONIB e das demais comunidades judaicas brasileiras, mas ter contato com representantes da Agência Judaica, Keren Yesod e WZO ( Organização Sionista Mundial). Na oportunidade foram discutidos os temas de segurança, crescimento do antissemitismo e problemas das comunidades, como educação, juventude e necessidade de engajamento dos judeus com as causas sionistas e judaicas em geral.

O coquetel de abertura, além das lideranças judaicas brasileiras, contou com a presença de Tarcísio Gomes, governador de São Paulo, do ex-chanceler das relações exteriores Celso Lafer, do embaixador de Israel, Daniel Z. Zonshine e do Cônsul geral de Israel Rafael Erdreich e outras figuras de destaque da cena sócio-cultural de São Paulo foi realizada no Clube Hebraica. Rogério Palmeira destacou a qualidade do evento para troca de experiências, realçando que o lema “ A Força da Comunidade”, deve ser o nosso mote para enfrentar os momentos de crises como o que enfrentamos e que o fortalecimento da vida judaica, deve ser um antídoto para as ameaças existenciais que os judeus enfrentam seja em Israel como na diáspora.


Alguns ponto de destaque foi a Palestra sobre segurança das comunidades e situação atual em Israel, ministrada por Gabriel Shor, que esclareceu as causad do crescimento do Terrorismo islâmico no mundo, com risco de se alastrar pela América Latina, incluindo o Brasil, destacando as prisões recentes de terroristas do Hezbollah no país e os ataques terroristas na Argentina nos anos 1990. Houve eleição da diretoria da Conib, com a reeleição do Presidente Cláudio Lottenberg e como novo presidente Luiz Kignel.


Izio Kowes, comentou que o evento deu um novo fôlego, para fortalecermos não apenas a segurança nas comunidades, mas sobretudo fortalecer o nosso senso de comprometimento com Israel e com o judaísmo, discutindo soluções para melhor acolhimento de todos os judeus, independente de suas posições políticas, maior ênfase ao sionismo e necessidade de trazermos a juventude para vida social e de liderança.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page