
Imagem criada por I.A. para este texto
Regozijo da Torá (em hebraico שמחת תורה) é a festividade que ocorre no oitavo dia após Sucót. Neste dia encerra-se e reinicia a leitura anual da Torá, como lembrança da sua eternidade. O simples ato de ler ou ouvir a Torá, atrai a Luz Infinita que emana do Criador. Por isso, mesmo aquele que não sabe ler ou entender, evoca a revelação de quem a entregou ao nosso povo. Torá está ao alcance de todos.
Simchat é provavelmente o dia mais celebrado com muita alegria. Há uma procissão de sete voltas em torno da Bimá com todos os Sifrei Torá (Rolos da Torá). Todo tem a oportunidade de carregar a Torá, homens e mulheres... É válido ressaltar que a Torá não se impurifica. Portanto, não há nenhum problema se a mulher estiver no período de Nidá.
É costume dar às crianças bandeiras especiais ou miniaturas da Torá para participar da procissão. O serviço solene e formal é abandonado neste dia sem desrespeitar a Torá. Em Jerusalém, esta celebração é algo indescritível, chegando-se ao ápice religioso. A Torá também precisa se sentir feliz… O objetivo do judaísmo é trazer a Torá para o lado de fora, para além da sinagoga. Não podemos conter nossa alegria… Devemos dançar nas ruas…
Chag Sameach
Comments