Esta frase é atribuída ao Ministro das Relações exteriores de Israel na década dos
anos 50', Abba Eban. Prevalece até os dias atuais. Exemplos não faltam. Somente após 334 dias no cativeiro o Conselho de Segurança da ONU tratou da invasão da Hamas ao território israelense e o sequestro de 250 reféns, mantidos em condições sub humanas.
O Shabak acendeu as luzes vermelhas ao perigo que representa a UNRWA nas suas ações em Israel. 'Ela é uma ameaça a segurança de Israel e tem que fechar suas ações no país". Segundo o relatório, pessoas da UNRWA em Jerusalém, Cisjordânia e Gaza agem contra Israel. Também o Secretário Geral da organização, Antônio Guterres que unilateralmente expressou "profunda preocupação da situação humanitária na Faixa de Gaza e chamou para um cessar fogo imediato. Interessante, que ele ainda não enviou ninguém ver em que condições estão os sequestrados israelenses desde 7/10, ou verificar se receberam os medicamentos lhes enviados há meses.
A ONU poderia controlar qualquer cessar fogo, já que tem força de observadores militares No Oriente Médio, a UNTSO, DE 1948.Esta tinha um batalhão brasileiro. Em 1967, Nasser pediu sua retirada da Faixa de Gaza e a ONU pôs o rabo entre as pernas e se retirou.
Assim o foi com a UNIFIL, no Líbano. Forças para preservar a paz devem ficar entre os lados oponentes e não se retirar quando começa a troca de tiros. Netanyahu quer um pouco de descanso em Nova York e irá a Assembleia Geral da ONU. Até o momento em que escrevo não pediu audiência com Guterres.
Comments