top of page
O mês de Elul é especial. Desde o início deste mês, é costume entre os Sefaradim recitar Selichot todos os dias com a adição do Salmo 27 nas orações da manhã e da noite. Entre os Askenazim somente entre Rosh Hashaná e Yom Kipur ou, a partir, de uma semana antes de Rosh Hashaná.
Estamos em um mês de muita reflexão e arrependimento com o intuito de termos uma conduta para sermos melhores humanos. Vários costumes se diversificaram ao longo séculos por conta de peculiaridades de suas vivências dentro das comunidades judaicas. De acordo com o Talmud (Rosh Hashaná 1:3), esse período entre Rosh Hashaná e Yom Kipur, insinua um tom otimista nesses períodos de Grandes Festas, pois é a oportunidade do perdão e da misericórdia de D’s. Esta é a simbologia para o uso de roupa branca no lugar da roupa
preta (já que estamos em período de julgamento). Costuma-se antes de Rosh Hashaná visitar os túmulos de entes queridos e aumentar a Tsedacá (doação) diariamente; ouvir o toque do Shofar durante todo o mês, exceto Shabat e Véspera de Rosh Hashaná.
Desejamos aos amigos e familiares votos de Ketivá Vechatimá Tová - “Que sejam inscritos e selados para um ano bom”.
Referências:
- Revista Morashá on-line
- Sidur Completo (Editora Sefer)
- O mais completo guia sobre o judaísmo (Editora Sefer)
Texto por Marcos Wanderley
SELICHOT
Selichot são preces de perdão.
bottom of page