top of page

A Bahia na inauguração do Museu Judaico de São Paulo

Foto do escritor: Reveca PikelaizenReveca Pikelaizen

Imagem: Reveca Pikelaizen no MJSP



Foi uma honra quando em dezembro do ano passado fui convidada a dar meu depoimento vindo ocorrer no mês de julho deste ano e, estar presente num momento tão histórico, foi emocionante principalmente em saber que este será um espaço de honrar os nossos antepassados, de contar a história de nosso povo e ser registro às futuras gerações.


Uma realidade de muitos e sonhado por quase 2 décadas, teve sua pré-inaugurarão no último dia 03 onde tive prazer de estar presente como membro entrevistada e hoje parte da história como também, representando nossa Comunidade a pedido do nosso Presidente Mauro Zalcbergas.


O mesmo localiza-se na Rua Martinho Prado, 128 Bairro Bela Vista, e pertence à Associação Amigos do Museu Judaico no Estado de São Paulo (AMJSP). O edifício que abriga o Museu é a antiga Sinagoga Beth-El, projetada e construída entre 1927 e 1932.

O Templo é de estilo bizantino e possui 7 lados, o que remete à numerologia judaica.

Em 2004 a Congregação Israelita Ashkenazi de São Paulo doou o edifício para a AMJSP, foi então assinado um contrato de comodato e Associação deu início ao processo de arrecadação de fundos para criar o Museu Judaico naquele espaço.


Fotos:



1 - Uri Lam (Rabino da Sinagoga Beth-El), Marcio Bezen (Chazan da Sinagoga Beth-El) e Profa. Dra. Nancy Rosenchan (Membro do Comitê Curatorial do Museu Judaico de São Paulo)



2- Discurso do Consul Geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi




3 e 4- Com o Rabino Uri Lam




5 e 6- Com Roberta Alexandr Sundfeld (Diretora de Acervo e Memória do Museu)



7- Com Dr. Sérgio Daniel Simon (Presidente do Museu) e esposa Sra. Renata Simon (Diretora Educativa do Museu), Casal Carlos e Berta Kertesz (Baianos e ele Primeiro Presidente do Arquivo Judaico) e Ruth Sprung Tarasantchi (Diretora de Acervo de Objetos do Museu)




8 e 9 - Com Linda Derviche Blaj (Gerente de Projetos do Centro de Memória do Museu), Ilana Feldman (diretora de Curadoria e Participação do Museu) e Theodora Barbosa (Coordenadora do Acervo do Centro de Memória do Museu)

Demais fotos, do Museu



CLIQUE EM QUALQUER FOTO PARA AMPLIAR







Crédito das Fotos: Arquivo Pessoal


Comments


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page