Arquivo Pessoal – Rogério Palmeira
Tive a honra de representar a SIB num Encontro Inter Religioso promovido pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), no último dia 04 de janeiro; o objetivo do encontro foi promover um momento de integração dos servidores, ao tempo em que pudesse proporcionar um momento de reflexão espiritual. Além do judaísmo, participaram ainda o representante da Igreja Católica, Padre Bento Viana, vigário da paróquia "Ascensão do Senhor”, representante do espiritismo, a Sra. Iramar Viana Martinez de Almeida, representante do Grêmio Espírita Perseverança e Caridade, representando as religiões Afro-Brasileiras, o Tata Ricardo Tavares, Sacerdote do Terreiro de Lembá em Camaçari e representando as religiões protestantes e evangélicas, o pastor Amauri Munguba Cardoso, Graduado em Teologia e Psicologia e Pós-graduado em Psicoterapia Analítica.
Arquivo Pessoal Rogério Palmeira
Fomos recebidos pela recém-empossada Procuradora Geral Dra. Bárbara Camardelli, que por meia hora promoveu inicialmente integração entre os representantes dos diferentes grupos religiosos, chamando atenção sobre o papel das diversas tradições espirituais, na promoção da paz e do respeito, ao contrário da crescente intolerância que testemunhamos.
Arquivo Pessoal Rogério Palmeira
Logo após fomos conduzidos ao auditório da PGE, onde em nome da comunidade judaica, pude explanar sobre o significado da construção da paz, conversamos sobre os 04 anos -novos comemorados no calendário judaico: Rosh HaShaná, marcando a criação do homem, Tu B'Shvat, Ano- novo das Árvores, representando a importância da natureza e dos ciclos de renascimento do mundo natural, o Ano Novo do mês de Pessach, representando a liberdade e ano-novo para do mês de Elul, marcando o ciclo das oferendas ao Templo. Finalizamos chamando atenção dos mandamentos relacionados a Justiça social, dentro da Tradição profética do judaísmo, nosso compromisso com Tikun Olam, reparação do mundo e com a construção de um mundo de Paz, após as benções SheCheianu e Ossê Shalom Bimromav.
Não é preciso comentar sobre a importância da participação da SIB em eventos fora da nossa Kehilá. Eventos como este são a base da luta contra a ignorância e o antissemitismo – que muitas vezes andam lado a lado. Quebrar estereótipos, mostrar o que realmente e verdadeiramente significa fazer parte do Povo Judeu e a total diversidade que existe entre nós em todos os aspectos: políticos, gênero, raça, gosto musical e por aí vai, é a nossa maior arma contra a intolerância.
Comments