top of page

Diretoria da SIB foi recebida hoje na OAB





Provocado pelo Presidente da SIB, hoje, 15/02 a Diretoria da SIB foi recebida na OAB pela Drª Maíra Vidas, Presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa da OAB/ Ba.


Estavam presentes, Rogério Palmeira; Izio Kowes, Mauro Zalcbergas; Mauro Brachmans, Drª Dora Márcia Zalcbergas e Claudia Loureiro.


O objetivo desse encontro, muito gentilmente agendado e intermediado pela Chavera Drª Dora Márcia, era acompanhar os desdobramentos jurídicos do caso de antissemitismo ocorrido em Arraial D'Ajuda com a comerciante judia Herta Breslauer no dia 02/02/24 e tomar conhecimento do andamento da investigação policial sobre o caso. Aproveitamos a oportunidade para discutirmos também como podemos combater a intolerância religiosa, o antissemitismo e o crescimento de grupos neonazistas no Brasil e na Bahia.


Fomos muitíssimo bem recebidos e a Dra Maíra se mostrou preocupada e sensibilizada com a nossa causa.


Izio lembrou que a presença judaica no Brasil vem das naus Portuguesas da época do descobrimento e que em Salvador, a comunidade judaica organizada, já existe há quase 80 anos e em todos esses anos nunca houve uma tensão tão grande quanto a que estamos experimentando agora, principalmente depois de alguns pronunciamentos de dirigentes do governo sugerindo inclusive o boicote a empresas e comércio de judeus.


Rogério disse que o neonazismo é uma ideologia que não apenas afeta a comunidade judaica, mas também a comunidade negra, as religiões de matriz africana, os ciganos, a comunidade LGBT e mesmo a população nordestina de modo geral.


Dra Dora Márcia sugeriu que se fizesse uma audiência pública lá no auditório da OAB, envolvendo Ministério Público, a Defensoria Pública e outras lideranças para conscientizar e prevenir a discriminação racial e religiosa e das minorias, incluindo o antissemitismo.


Drª Maíra prometeu estudar de que forma a Comissão de Combate a Intolerância Religiosa da OAB-Ba poderá ajudar, a princípio intermediará o agendamento de uma audiência da Diretoria da SIB com o Ministério Público, para a próxima semana.

A SIB tem se empenhado na defesa das causas judaicas, no combate ao antissemitismo e na defesa do Estado de Israel, estimulando o diálogo inter-religioso, construído pontes para restituir a verdade dos fatos, sempre em prol da liberdade e dos direitos de cada cidadão brasileiro.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page