top of page

Economista israelense-americano ganha Prêmio Nobel

Foto do escritor: Roberto Camara Jr.Roberto Camara Jr.


O professor do MIT Joshua Angrist, que lecionou na Universidade Hebraica na década de 1990, é o 13º cidadão israelense a ganhar o prestigioso prêmio.


O economista Joshua Angrist, cofundador e codiretor da Iniciativa de Eficácia e Desigualdade Escolar do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, ganhou o Prêmio Nobel de Economia junto com David Card da UC-Berkeley e Guido Imbens da Universidade de Stanford.


Nascido em Ohio, Angrist, um cidadão americano e israelense com 61 anos de idade, é especializado em econometria e economia do trabalho e da educação.


Ele dividirá metade do prêmio de $ 1,14 milhão com o Imbens por suas “contribuições metodológicas para a análise das relações causais” - usando experimentos naturais para entender como a política econômica impacta o mercado de trabalho.


De acordo com a Academia Real de Ciências da Suécia, responsável pela escolha dos premiados, “a estrutura que eles criaram mudou radicalmente a forma como os pesquisadores abordam questões empíricas usando dados de experimentos naturais ou experimentos de campo randomizados”.


Angrist tem mestrado e doutorado pela Princeton University. Ele viveu em Israel por três anos na década de 1980 e foi professor sênior na Universidade Hebraica de Jerusalém de 1991 a 1996. Em 1994, Angrist serviu no Grupo de Trabalho do Ministério das Finanças de Israel sobre Relações com o Mercado de Trabalho Israelense-Palestino. Ele voltou para a Universidade Hebraica em 2004-2005.


O colega e amigo de Angrist, Prof. Victor Lavy, do Departamento de Economia em nome da Família Bogen da UH, comentou: "Joshua Angrist é um amigo leal do Estado de Israel e da Universidade Hebraica. Por décadas, ele tem sido meu parceiro de pesquisa e um amigo íntimo. Estou muito feliz por ele e orgulhoso de sua incrível conquista.”


Angrist recebeu sua primeira indicação ao Prêmio Nobel em 2019. Agora ele se tornou o 13º israelense a ganhar o cobiçado prêmio e o terceiro a ganhá-lo em economia. O economista comportamental Daniel Kahneman ganhou em 2002, e o teórico dos jogos Robert Aumann ganhou o prêmio em 2005.


Ah! E como se não bastasse tudo isso, o Prof. Angrist é também não faz feio no Youtube, onde tem uma série de vídeos sobre economia.





9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page