top of page

Final de semana muito mais que especial na SIB

Atualizado: 7 de set. de 2022

Com a presença do Rabino Ari Oliszewski, o final de semana foi recheado de atividades e alegria. A SIB foi palco de inúmeros eventos com a presença de muitos Chaverim e Chaverot.


Na Quinta-feira, dia 25/08/22, ocorreu Bat Mitzvá da nossa linda Rachel Palmeira, filha do querido casal Maria Antonia e Rogério Palmeira, uma manhã que foi plena de emoção e alegria.


Já na Sexta-feira, 26/08/22, Cabalat Shabat conduzido pelo Rabi Ari com a participação das “Batmizvandas” Ana Célia Zalcbergas, Vera Brachmans, Maria Antonia Palmeira e eu , Claudia Loureiro. Já há alguns meses, como foi divulgado pelo SIB e-news, estávamos nos preparando com aulas online há alguns meses, e na última sexta tivemos a felicidade e honra de sermos convidadas a compartilhar a Bimá com o Rabino Ari. A Sinagoga estava cheia como há muito não se via. Nos quatro fomos tomadas de enorme felicidade por receber tanta gente querida prestigiando este momento tão especial na vida de cada uma e rezamos todos juntos, momentos inesquecíveis.


Um momento especial que encheram meus olhos de lágrimas e de muitos na sinagoga

ocorreu quando o Rabino em sua prédica homenageou o nosso querido Luis Fernando Casé, meu genro, amigo e colaborador da Diretoria de Comunicação que nos deixou de maneira tão repentina, Zichrono Livrachah, que com certeza fará muita falta nos nossos Shabatot.


O Sábado, 27/08/22, também nos surpreendeu não só pela grande quantidade de amigos para a reza como pelo Cholent (feijoada judaica) feito pela nossa querida amiga Val, sempre tão disposta a atender nossas solicitações. Ana, Claudia, Maria Antônia e Vera agradecem a Val pela presteza e amizade com que nos ajudou a arrumar cada um desses momentos felizes.


Sábado à noite, o ápice da felicidade, nossa sinagoga abrigou mais de 100 pessoas, amigos queridos, para nós quatro. Foi muito importante compartilhar a alegria da nossa aliá à Torá. Para nós foi uma noite perfeita, foi uma conquista, ainda que tardia, poder expressar nossa fé, nossa vontade de viver o judaísmo de maneira integral, nossa vontade de estar mais próximas da vida comunitária e de estudar mais sobre os assuntos religiosos. Não fizemos o tradicional discurso, mas cada uma de nós homenageou uma das 6 milhões de vidas perdida no Holocausto; ainda tivemos uma linda cerimônia de Havdalá; foram sucessivos momentos de beleza e emoção.


Ana Célia, Claudia, Maria Antônia e Vera, agradecem de todo coração aos que se fizeram

presentes, aos que não puderam estar presentes, mas nos homenagearam com mensagens e telefonemas e agradecem de todo coração aos que fizeram doações para a SIB em nosso nome. Com toda certeza, saber que a nossa SIB recebeu essas doações foi o maior e melhor presente pra nós quatro.


Mas o fim de semana não parou por aí não, no Domingo, 28/08/22, também foi um dia

intenso, as 7:00 da manhã tivemos o Beit Din de Felipe Mota Portnoi, filho de Elaine e André Portnoi, nosso Rabi Ari está preparando Felipe para Bar Mitzvá e o primeiro passo foi dado com o banho ritual nas águas geladas da praia de Plakaford, muita chuva e 3 testemunhas de peso: Mauro Zalcbergas, Mauro Brachmans e Izio Kowes.


Na sequência, as 9:00 na SIB, rezamos o Shacharit e ouvimos o toque do Shofar. Nosso Rebe anuncia o início do mês de Elul, último mês do ano e a tradição escutarmos o toque do shofar para nos prepararmos para os dias de Rosh HaShaná e Yom Kipur. O Rabino Ari seguirá tocando shofar todos os dias e quem quiser poderá desfrutar através do Instagram dele: @rabbiari.



Enfim podemos afirmar que foram dias que nossa SIB experimentou intensas atividades e que vivenciamos o judaísmo na sua essência com Fé, Vida Comunitária e muita alegria e felicidade.


Programação completa de Rosh HaShaná e Yom Kipur será divulgada em breve, fiquem

atentos.


Abaixo, você confere mais algumas fotos dos eventos:




57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page