top of page

Guinness diz que o morango mais pesado do mundo é de Israel

O Morango do tipo Ilan atingiu 289 gramas, enquanto um morango médio pesa 15 gramas.


Em 12 de fevereiro, um morango israelense foi certificado pelo Guinness World Records como o mais pesado do mundo.



ree

O morango recordista medindo 18 cm de comprimento, 4 cm de espessura e 34 cm de circunferência. Foto por Shalev Ariel - Reprodução


A fazenda Toot BaSadeh (Morango no Campo), localizada no centro de Kadima-Zoran, em Israel, cultivou a fruta que pesava 289 gramas, ou 290 com seu caule. Para colocar isso em perspectiva, o agricultor Tzahi Ariel primeiro pesou um iPhone, que pesava 194 gramas. Um morango normal pesa apenas 15 ou 16 gramas. O recordista anterior, cultivado em 2015 por Koji Nakao no Japão, pesava 250 gramas. A fruta enorme media 18 centímetros de comprimento, 4 cm de espessura e 34 cm de circunferência.




“Sou um agricultor de morangos de segunda geração”, diz Ariel. “Desde que meus três irmãos e eu éramos crianças, plantamos morangos com nosso pai.”


Cerca de 10 variedades de morangos são cultivadas nos 100 dunams (24,7 acres ) de Toot BaSadeh. A variedade recordista, do tipo Ilan, foi plantada há cerca de três ou quatro anos e, como as outras, é vendida no próprio mercado da fazenda e em todo Israel.


“A notícia se espalhou por todo o mundo. Estou muito orgulhoso de colocar Israel e Kamida-Zoran no mapa”, diz Ariel.


“Estamos recebendo ligações da China, Austrália, Dubai – em todos os lugares. É uma grande honra para nós”.


Nir Dai, o cientista de plantas do Volcani Center que criou a variedade Ilan cultivada em Toot BaSadeh, estava lá para a pesagem oficial.


Este especialista em morango disse que de fato o maior morango que ele já tinha visto.


Embora Israel tenha apenas cerca de 1.000 acres de morangos – todos cultivados em estufas cobertas em várias fazendas – o programa com apoio governamental de reprodução renovada no Volcani Center introduziu cerca de 10 variedades comerciais desde 2006.


Como a variedade Ilan, quase todas as novas cultivares Volcani são nomeadas em homenagem a (e algumas em memória de) crianças: Tammuz, Barak, Yasmin, Gili, Lavi, Tamir, Ella e Rochosos, em homenagem ao filho de Dai, chamado Sela, que significa “rocha”. em hebraico. A empresa Carmel Agrexco criou morangos chamados Orly, Yuval e Dandy.


“Matan e Rochosos são muito bons e agora dominam os campos”, disse Dai.


Um dos objetivos originais do Volcani Center na criação de novas variedades era prolongar a estação de crescimento. “Na década de 1970, você podia encontrar morangos no mercado apenas do final de janeiro a meados de fevereiro”, diz Dai. Agora morangos israelenses estão disponíveis de novembro a maio.



ree

Morangos rochosos, em homenagem ao filho do criador. Foto cortesia de Nir Dai/Volcani Center - Reprodução


O foco hoje é aumentar a vida útil, o sabor, o aroma e a firmeza; frutas muito moles não podem ser transportadas por longas distâncias.


A forma também importa – por exemplo, Lavi é largo e cônico, Hadar é oval e Tammuz tem formato de coração. A cor é outra consideração dependendo do mercado. Os britânicos preferem morangos vermelhos brilhantes, enquanto os americanos preferem os mais escuros.


No entanto, diz Dai, a maioria dos morangos israelenses permanece no mercado doméstico porque a demanda é alta e não há terra suficiente para aumentar significativamente a capacidade.


O recordista Ilan, plantado em outubro, é muito vigoroso e floresce rapidamente. No estágio inicial, várias frutas se fundem em uma flor, explica Dai.


“Esta variedade tem sempre frutas enormes, de 50 a 60 gramas. E o clima afeta muito o tamanho. As temperaturas frias tornam a fruta grande e pesada porque, da flor à fruta leva mais de 45 dias, em comparação com 25 dias em climas mais quentes.”


Dai diz que o Volcani Center experimentou o cultivo de morangos nas Colinas de Golã em julho, mas seu peso médio era de apenas 12 a 15 gramas.


Ele tem grandes esperanças em Ilan, que é fácil de escolher e possui sabor e vida útil excepcionais.


“É muito crocante e doce e resistente o suficiente para crescer ao ar livre. Espero que seja comercializado no sul da Califórnia ou mesmo na África do Sul”, diz Dai.


Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

DIA DA PARTILHA, ESTADO JUDEU E ESTADO ÁRABE - Uma discussão que já vai por quase 80 anos é de como os judeus chegaram ao Estado de Israel e se foram destituindo os árabes que ali viveram. Vale a pen

 
 
 
Notícias de Israel

TRUMP FAZ NEGOCIOS AS CUSTAS DE ISRAEL - O presidente norte americano entrou como um tufão na Casa Branca. Desde janeiro deste ano, quando assumiu a presidência ele tenta fazer mudanças no mund

 
 
 
Notícias de Israel

DEPOIS DE 4.118 DIAS HADAR GOLDIN VOLTOU - Depois de 4.118 dias (uma eternidade) que são 11 anos, 3 meses en11 dias, o Tenente Hadar Goldin voltou de Gaza para ser enterrado, na sua terra, na terra d

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page