O presidente israelense diz que o congresso realizado na Basileia, Suíça, em 1897 foi um
evento formativo para o povo judeu e para a humanidade em geral, "o sionismo é a combinação ideal das raízes mais profundas do judaísmo com inovação inovadora e espírito empreendedor", disse ele.
Montagem de fotos de Autor Desconhecido e Elad Brami por Wikimedia.
A Organização Sionista Mundial se reuniu na Suíça no domingo, para um evento especial que marcou os 125 anos desde o Primeiro Congresso Sionista na Basileia, sob a liderança de Theodor Herzl.
O presidente de Israel, Isaac Herzog, esteve presente quando o presidente da Organização Sionista Mundial, Yaakov Hagoel, recepcionou 400 líderes, empresários e filantropos judeus de todo o mundo, reunidos para discutir os desafios que o sionismo enfrentará nos próximos 25 anos.
O evento aconteceu na sala de concertos do Stadtcasino Basel, o mesmo local onde Herzl fez um discurso na frente de 208 delegados e compartilhou sua visão de um estado judeu.
Na segunda-feira, Herzog aproveitou para recriar a icônica imagem de Herzl, encostado no parapeito da varanda do Grand Hotel Les Trois Rois, com vista para as águas do rio Reno, durante a convenção.
Ele se tornou a segunda pessoa de sua família a recriar a famosa foto, depois que seu pai, Chaim Herzog - sexto presidente de Israel - fez o mesmo em 1987.
Depois que comícios de protesto pró-palestinos foram planejados, o governo suíço destinou 5,7 milhões de euros para garantir a segurança do local. As precauções incluíram o fechamento do rio Reno para o tráfego de navios, o fechamento do espaço aéreo durante o Congresso e o envio de milhares de policiais e soldados para a área do Congresso.
Uma conferência de impacto sobre empreendedorismo socioeconômico aconteceu em
paralelo durante a primeira parte da "Herzl Leadership Conference" - destinada a se concentrar no sionismo moderno à luz da visão de Herzl - e receberá 125 empresários líderes da indústria de alta tecnologia.
A segunda parte incluiu uma noite de gala especial, onde a “cereja” foi um discurso chave de do Presidente israelense, além de discursos de líderes suíços e Hagoel.
"O 125º aniversário do Primeiro Congresso Sionista na Basileia foi um evento formativo para o povo judeu e para a humanidade em geral", disse Herzog. "O sionismo é a combinação ideal das raízes mais profundas do judaísmo com inovação inovadora e espírito empreendedor", disse ele.
"Estou surpreso e cheio de orgulho todos os dias novamente, ao ver a visão de Herzl ganhando vida diante de nossos olhos e sinto o dever pesado e a responsabilidade pelo futuro do Estado de Israel e do povo judeu", disse ele.
Comments