Notícias de Israel
- David S. Moran
- 12 de jun.
- 4 min de leitura
A MARINHA ISRAELENSE INTERCEPTA A NAU DOS INSENSATOS - Na madrugada de domingo para segunda-feira (9) a marinha israelense interceptou o iate com 12 ativistas de alguns países, inclusive o ativista brasileiro Thiago Avila do PSOL. Ele é conhecido anti-israelense e foi visto no enterro do líder da Hizballa, Nasrallah. A pessoa mais conhecida no barco foi a sueca Greta Thunberg que com os demais 11 ativistas foi declarada pelo Ministro do Exterior 'Persona non Greta' e anunciou: "o show terminou". Na comunicação da rede internacional, o exército avisou os ativistas de que a área marítima de Gaza está sob bloqueio marítimo e se "vocês querem entregar assistência humanitária à Gaza façam no pelo Porto de Ashdod. Ante a recusa, o comando da marinha se apoderou pacificamente do barco e o transportou ao Porto de Ashdod. Antes da intervenção israelense a Greta, o Thiago e outros gravaram vídeo dizendo que estão sendo sequestrados. Nenhum deles condenou a ação da Hamas que há 616 mantém 53 sequestrados, entre vivos e mortos.
Já em terra, eles recusaram assistir um filme de 47 minutos sobre os horrores e atrocidades cometidos pelos terroristas da Hamas em israelenses. Antes de serem tomados pelas FDI, os ativistas jogaram ao mar celulares e aparelhos eletrônicos, para não serem pegos pelos soldados, mas nem a Greta ligou para o fato de contaminar o mar.
Depois ver o conteúdo do barco, ninguém teve dúvidas de que os 12 ativistas procuraram fazer provocação midiática e não dar assistência humanitária. Segundo o The Telegraph de segunda-feira (9), quem organizou este barco dos insensatos é Zaher Birawi, jornalista palestino-inglês e membro da Hamas. Ele não participou por temer que as FDI iam prendê-lo.
Os 12 foram expulsos do país, mas só 4 e a Greta entre eles assinaram o termo que deixam Israel voluntariamente. Outros 8 ficaram presos até um juiz emitir documento que são expulsos do país.
SERÁ IMINENTE ATAQUE ISRAELENSE CONTRA AS INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃ? - O jogo político é muito manipulativo. As notícias correm e o cidadão não sabe se atrás delas há interesses ou são reais. O Netanyahu está na berlinda e para desviar a atenção podem surgir várias notícias. Uma grave é a discussão do Netanyahu com o presidente Trump que quer barra-lo por enquanto de agir contra as atividades nucleares do Irã. Mas, os 60 dias para negociações com os EUA terminaram no dia 12.6.25. O otimismo do Trump para obter acordo, mudou para pessimismo. Nos últimos dias as notícias de que o Irã não aceita as sugestões americanas aumentaram. O ministro da Defesa iraniano até advertiu de que se os EUA atacarem seu país, eles revidarão atacando bases americanas. Na região os EUA têm 2 grandes bases, o quartel General do CETCOM, em Bahrein e a maior base aérea em Qatar.
O governo americano avisou (11) seu pessoal nas embaixadas da região de sair daí e os americanos em Jerusalém e Tel Aviv de saírem dessas cidades. Tanto em Israel quanto nos EUA veem oportunidade e janela de ação. No domingo, em Omã devem continuar negociações, a não ser que...
Vale a pena lembrar que Avner, filho do Netanyahu casa-se na segunda-feira (16). Será presente de casamento, ou...
Até a Agência de Energia Nuclear Intl (AIEA) alertou que o Irã não permite seus fiscais vistoriar as usinas nucleares, que é perigoso e pode levar o Irã ao Conselho de Segurança da ONU e possíveis represálias. A Agência informou que o Irã possui 408.6 kg. de urânio enriquecido em 60% e que enriquecendo em 2 semanas para 90% daria para produzir até 10 bombas atômicas. Mas, ela ainda não tem como lançar e fazê-las explodir, projeto que leva mais de 1 ano, segundo o General Amos Yadlin, que foi dos pilotos que bombardearam a usina nuclear no Iraque e serviu depois como Comandante do Serviço de Inteligência.
O Diretor Geral da IAEA, Rafael Grossi disse (9) que sua agência tem evidências de que o Irã tinha escondido de seus inspetores, material nuclear altamente enriquecido.
A rede CBS diz que Israel está disposto a atacar as instalações iranianas contrariando a vontade do Trump. Sem dúvida Israel tem a tecnologia e a Inteligência para executar a operação, mas seria muito melhor se o fizer em cooperação com os Estados Unidos e talvez outros países europeus que estão na região.
ISRAEL RESGATA CORPOS DE SEQUESTRADOS - O inquérito do Shabak (ex Shin Beth) de um ativista da organização terrorista Mujahidin levou as Forças de Defesa de Israel ao local onde o casal Judy e Gadi Haggai se encontravam. No dia seguinte encontraram o corpo do trabalhador tailandês Netfong Pinta, que foi sequestrado vivo nos campos do Kibutz Nir Oz e depois assassinado. O Mujahidin também sequestrou Shiri Bibas e seus filhos Ariel (4 anos) e Kfir (9 meses) e os assassinou. Neste mesmo dia de sábado as FDI em conjunto com o Shabak localizaram e mataram Assad Abu Sharia que foi o chefe de Katab Al Mujahidin, um dos planejadores e executores do massacre de 7/10/23. Na quarta (11) as tropas que vasculham a Faixa de Gaza localizaram e trouxeram Israel os corpos de mais 2 sequestrados. Ao todo foram resgatados 5 corpos e agora entre vivos e mortos há 53 sequestrados.



Comentários