top of page

Notícias de Israel

YERUSHALAIM, A CAPITAL DE ISRAEL - Nesta segunda-feira (26), foi o Yom Yerushalaim (Dia de Jerusalém), comemorado a cada ano no dia 28 de Iyar (pelo calendário judaico), o dia da reunificação de Jerusalém Ocidental (parte judaica) com a parte Oriental (árabe) da cidade em consequência da Guerra dos Seis Dias (1967).


Desde então, a cidade que estava dividida, com a fronteira israelo-jordaniana passando no meio dela e com a população de 250 mil habitantes, cresceu muito, passando a ter 1 milhão de habitantes, tornando se a maior cidade de Israel. Segundo o Prof. Sergio Della Pergola (fins de 2023), Jerusalém tinha 1.028.400 habitantes, dos quais (foto do Muro das Lamentações em Yom Yerushalaim) 577 mil são judeus. Destes 47% são ultraortodoxos (haredim), 15% seculares. (no resto do país 45% seculares e 16% haredim), 24% religiosos e 12% tradicionalistas, 4% outros.


Esta composição deve-se à emigração de ultraortodoxos de outras cidades para a eterna Jerusalém, que agora se tornou a maior cidade de haredim do país. Ao mesmo tempo a parte árabe de Jerusalém tornou-se a maior cidade palestina em toda a área do Mar Mediterrâneo até o Rio Jordão. A população árabe de Jerusalém é de aproximadamente 40% do total da cidade unificada, que é a Capital do país.


A população árabe de Jerusalém também está passando por uma transformação. Antes, os homens que saiam trabalhar, aprenderam o hebraico para lidar com os colegas e não o aprendiam nas escolas palestinas que até os dias atuais tem o currículo palestino. Por este motivo, as jovens quase nada sabiam de hebraico. Aos poucos, foram estudar a língua e começaram a sair de casa a procura de trabalho. Atualmente 30% das mulheres árabes trabalham e a família árabe passou a ter pelo menos 2 salários e o nível de pobreza diminuiu. O modernismo também afeta a natalidade da população árabe e se antes tinha em média 8 filhos, passou a ter 4.5 filhos, em 2004 e a 2.3 filhos em 2023.


Atualmente, a metade dos estudantes universitários de Jerusalém Oriental, estudam em universidades israelenses, 70% deles são mulheres e preferem as israelenses do que estudar em Bir Zeit ou Nablus, também devido a distância e aos muros e postos que tem que passar de Jerusalém para a Cisjordânia. Palestinos estão integrados a sociedade jerusalemita e trabalham nos bancos israelenses, super mercados, lojas em shopping centers, motoristas de ônibus, salva vidas em piscinas, etc.


Em 2025, somente 40% dos árabes que viviam em Jerusalém, quando foi reunificada, em 1967, ainda vivem. Assim a maioria da população árabe já nasceu e vive num mundo diferente em que Jerusalém é uma cidade Unificada.


Jerusalém é o coração do povo judeu. É mencionada na Bíblia, pelo menos 564 vezes, aliás, no Al Quran não é mencionada nenhuma vez. Os judeus de todo o mundo rezam voltados em direção a Jerusalém, nos casamentos o noivo pisa num copo e o quebra em lembrança a destruição de Jerusalém. O Monte Sion (que origina o termo Sionista) é em Jerusalém, portanto Sion é Jerusalém. Herzl, o pai do Sionismo moderno (1860-1904) está enterrado no Monte Herzl, em Jerusalém, para onde o seu corpo foi trazido para sua última trajetória. O Muro das Lamentações (foto acima) é o único remanescente do antigo Templo, que o Rei Salomão construiu em Jerusalém, que seu pai, o rei David transformou na capital das 12 tribos de Israel. O Santo Sepulcro, onde Jesus foi crucificado e enterrado está em Jerusalém e a Igreja do Dominus Flevit (O Senhor Chorou) é localizada no Monte das Oliveiras e segundo a tradição, lá Jesus sentou e chorou por Jerusalém. Sua cúpula é em forma de lágrima.


Resumindo, Yerushalaim, a Cidade da Paz, (Ir Shalom), um dos seus variados nomes e Jerusalém como é conhecida no mundo, a cada passo que você faz trás recordação histórica é uma cidade maravilhosa, bem variada e onde estão os lugares mais importantes da nação, como o Knesset (Parlamento), o Tribunal Superior, a Casa do Presidente de Israel, A cidade velha, cercada pelas muralhas construídas há mais de 500 anos, O Museo Nacional de Israel, a Universidade Hebraica de Jerusalém fundada em 1925 e é a 81ª melhor do mundo e muito mais. Parabéns Yerushalaim.


NOVO SISTEMA REVOLUCIONÁRIO DE ISRAEL - A Força Aérea e o seu Departamento de Defesa Aérea revelaram na quarta (28) que haviam utilizado pela primeira vez nesta guerra um sistema de defesa aérea com raio laser. Chama-se Magen Or (Escudo de Luz) e foi desenvolvido com a Indústria Rafael. Nesta guerra abateu dezenas de drones lançados do Líbano pela Hizballah.Sua grande vantagem, consegue mover-se rapidamente e o baixíssimo custo para seu uso. Cada lançamento de raio laser custa poucos shekels comparado com o uso de mísseis que custam centenas de milhares de shekels.


RESPOSTA AS ACUSAÇÕES DO CHICO BUARQUE DE HOLLANDA - Que lastima ler e saber que o ídolo da minha juventude, o talentoso Chico Buarque assinou um abaixo assinado com ativistas da extrema esquerda contra o Estado de Israel. Chico, eu me refiro a te. Tu que nuca estiveste no Estado Judeu, ou pelo menos nas últimas dezenas de anos, como podes te manifestar contra algo que não conheces. É verdade que há uma guerra e guerra é feia e algo terrível, mas não há genocídio. A organização terrorista Hamas invadiu kibutzim e moshavim e assassinou mais de 1.200 pessoas num dia. Israel revidou e Hamas poderia terminar esta guerra se depusesse as armas e sairia para o exílio. Mas não, estes terroristas prezam a morte para se tronar "shahid" (mártir) e continuam trazer angustia ao seu próprio povo. Você foi atrás da propaganda dos 14.000 bebes prestes a morrer e nem se perguntou como é que nada lhes aconteceu. Israel continua e envia alimentos e outros produtos a Faixa de Gaza. O povo de lá já está começando a se voltar contra a tirania da Hamas. O israelense só deseja uma coisa na sua pátria ancestral, shalom (paz). Justamente quando iniciei em escrever esta resposta (quinta as 21:20 hs. o alarme soou avisando nos buscar o abrigo ante um míssil que foi lançado do Iêmen. Graças a tecnologia israelense ele foi abatido antes de entrar no espaço aéreo de Israel. Porém fez correr milhares de pessoas que estavam no Parque Hayarkon em Tel Aviv para assistir um show musical do Aviv Gefen, assim como os espectadores de futebol que estavam no jogo do final do campeonato israelense entre Beitar Yerushalaim e Hapoel Beer Sheva.


Chico, como está nos escritos sagrados judaicos:" tire o feixe dos teus olhos". Eu te convido visitar Israel para conhecer o país e me disponho de ser teu cicerone. Depois falaremos.

Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

DIA DA PARTILHA, ESTADO JUDEU E ESTADO ÁRABE - Uma discussão que já vai por quase 80 anos é de como os judeus chegaram ao Estado de Israel e se foram destituindo os árabes que ali viveram. Vale a pen

 
 
 
Notícias de Israel

TRUMP FAZ NEGOCIOS AS CUSTAS DE ISRAEL - O presidente norte americano entrou como um tufão na Casa Branca. Desde janeiro deste ano, quando assumiu a presidência ele tenta fazer mudanças no mund

 
 
 
Notícias de Israel

DEPOIS DE 4.118 DIAS HADAR GOLDIN VOLTOU - Depois de 4.118 dias (uma eternidade) que são 11 anos, 3 meses en11 dias, o Tenente Hadar Goldin voltou de Gaza para ser enterrado, na sua terra, na terra d

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page