top of page
Foto do escritorRoberto Camara Jr.

O Movimento Masorti/Conservador




Nos últimos anos um termo – e sua tradução - passou a ser corrente no vocabulário judaico baiano: Masorti/Conservador.

Lá pelos anos de mil-novecentos-e-o-baba-da-Hebraica-na-boca-do-rio, a grande maioria da comunidade se definia como judeus e pronto. Reformismo, conservadorismo ou ortodoxia eram termos, que usávamos quando falávamos de kehilot maiores, como Rio ou São Paulo.


Com a chegada do Rabino Ari Glikin, a SIB passou a ser parte do Movimento Masorti (lê-se: MaSSorti) ou, em sua tradução para a flor do lácio: Conservador


Mas afinal, o que é ser Masorti?


Masorti é o movimento que representa o Judaísmo Conservador em todo o mundo. A organização foi fundada em 1957 sob o nome “The World Council of Synagogues, Inc” em Nova York e, mais tarde, o rabino Joseph Wernik transferiu o escritório para Jerusalém sob o nome Masorti Olami. A organização foi fundada com o sonho de fazer do judaísmo masorti uma força no mundo judaico. Hoje, juntamente com nossos parceiros em Israel e na América do Norte, representamos cerca de 2 milhões de judeus em todo o mundo. Existimos e prosperamos em seis regiões, incluindo América Latina, Europa, África, Austrália, Ásia e Antiga União Soviética. Masorti oferece aos judeus uma abordagem única ao judaísmo. Praticamos um judaísmo robusto e Haláchico firmemente enraizado na Torá e Mitzvot, mas totalmente integrado em nossas vidas modernas. Nós nos distinguimos examinando os valores do igualitarismo, pluralismo, humanismo, tolerância e democracia no desenvolvimento da tradição judaica ao lado das fontes Haláchicas tradicionais.


Encorajamos mulheres e homens a serem ativos em todas as áreas da sinagoga e da vida comunitária. Nosso movimento e acampamentos de jovens NOAM são experiências transformadoras. Os campistas constroem amizades ao longo da vida enquanto trazem a prática judaica e o amor a Israel em suas vidas diárias.


Em suma, o que conservamos são os 3 pilares básicos do judaísmo – religião, povo e tradição (histórica) - sem nos esquecer do mundo ao nosso redor.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page