top of page

O Muro de Jerusalém e o mistério da mão


ree

Arqueólogos encontram a marca de uma mão misteriosa esculpida no fosso das muralhas medievais de Jerusalém. (Foto: Reprodução Autoridade de Antiguidades de Israel)


Os arqueólogos descobriram elementos das fortificações da cidade de Jerusalém e uma intrigante marca de mão esculpida enquanto escavavam ao longo da rua Sultão Suleiman, entre o Portão de Damasco e o Portão dos Leões.


A equipe descobriu parte de um antigo fosso defensivo, que se acredita datar do século 10 dEC ou antes. Entre os achados estava uma marca de mão esculpida que permanece um mistério.


Zubair Adawi, diretor de escavações da Autoridade de Antiguidades de Israel, descobriu o fosso sob a rua principal. Segundo Adawi, o fosso, que circunda toda a Cidade Velha, data de cerca de 1.000 anos, do século X d.E.C. ou antes, e sua função era impedir que o inimigo que sitiava Jerusalém se aproximasse das muralhas e invadisse a cidade.



ree

Escavações de fosso em Jerusalém (Foto Reprodução da Autoridade de Antiguidades de Israel)


As impressionantes muralhas e portões da Cidade Velha visíveis hoje foram construídas no século XVI pelo sultão turco otomano Suleiman I, o Magnífico.


Os primeiros muros de fortificação que cercavam a antiga cidade de Jerusalém eram muito mais fortes, diz o Dr. Amit Re'em, Diretor da Região de Jerusalém da Autoridade de Antiguidades.


Os exércitos que tentavam capturar a cidade na Idade Média tiveram que cruzar o fosso profundo e atrás dele duas outras grossas muralhas de fortificação, enquanto os defensores da cidade nas muralhas faziam chover fogo e enxofre sobre eles. Como se isso não bastasse, havia túneis secretos nas fortificações, alguns deles descobertos por arqueólogos em escavações anteriores, através dos quais os defensores da cidade poderiam emergir no fosso e atacar o inimigo de surpresa, depois desaparecer de volta na cidade.


ree

Encaixe perfeito (Foto: Reprodução da Autoridade de Antiguidades de Israel)


Durante a escavação, uma marca de mão misteriosa foi encontrada esculpida na parede do fosso. Até o momento, os arqueólogos não decifraram o significado dessa escultura. Simboliza algo? Refere-se a um elemento próximo específico? Ou é apenas uma travessura local? O tempo dirá, dizem os pesquisadores.


Segundo Eli Escuzido, Diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel: Muitos sonharam e lutaram por Jerusalém, e as fortificações da cidade são um testemunho silencioso. Achados arqueológicos permitem visualizar os dramáticos eventos e convulsões que a cidade sofreu. Pode-se imaginar o tumulto e quase sentir o cheiro da fumaça da batalha. Estamos desvendando a intensa história militar da cidade diariamente e faremos o possível para expor as descobertas ao público.


Posts recentes

Ver tudo
Notícias de Israel

DIA DA PARTILHA, ESTADO JUDEU E ESTADO ÁRABE - Uma discussão que já vai por quase 80 anos é de como os judeus chegaram ao Estado de Israel e se foram destituindo os árabes que ali viveram. Vale a pen

 
 
 
Notícias de Israel

TRUMP FAZ NEGOCIOS AS CUSTAS DE ISRAEL - O presidente norte americano entrou como um tufão na Casa Branca. Desde janeiro deste ano, quando assumiu a presidência ele tenta fazer mudanças no mund

 
 
 
Notícias de Israel

DEPOIS DE 4.118 DIAS HADAR GOLDIN VOLTOU - Depois de 4.118 dias (uma eternidade) que são 11 anos, 3 meses en11 dias, o Tenente Hadar Goldin voltou de Gaza para ser enterrado, na sua terra, na terra d

 
 
 

Comentários


Fundada no dia 17 de abril de 1947, a Sociedade Israelita da Bahia – ou simplesmente SIB - é uma associação civil brasileira, beneficente e filantrópica que procura promover culto, ciência, cultura, educação, esportes, recreação e beneficência, sob a égide da religião judaica.
A SIB também está pronta para representar e proteger os membros da comunidade judaica local como tais quando necessário.

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

(71)3321-4204

 R. das Rosas, 336 - Pituba, Salvador - BA, 41810-070

bottom of page