top of page

Palavra aos Chaverim



Prezados Chaverim e Chaverot, Shalom

É com grande senso de humildade e responsabilidade que agradecemos a toda comunidade pela participação nas eleições do dia 01 de março. A nossa equipe, acredita num judaísmo inclusivo e igualitário, coerente com o movimento Masorti\ Conservador, que busca honrar as nossas tradições, com um olhar no tempo em que vivemos.


A SIB é a Casa do Judeu na Bahia, o serviço religioso e os Chaguim devem ser nosso foco, mas as atividades culturais, esportivas e sociais precisam ser estimuladas e desenvolvidas e motivar o nosso convívio. Um projeto que estimule a presença de crianças e jovens, junto às demais gerações.


Acreditamos na plenitude do papel da mulher no judaísmo: a mulher que desejar além de yídish mame, pode ser rabina, estudar a Torá , o Talmud, ser parte do Minyan e fazer Aliyah à Torah.


Neste momento em que observamos um crescimento do antissemitismo e da intolerância em diversas partes do mundo, nosso melhor refúgio é a união dos judeus. É hora de mantermos e ampliarmos o prazer de convivermos juntos, como fizeram os pioneiros fundadores desta SIB há gerações passadas.


Desejamos manter uma SIB que entende que para cada 2 judeus existem 3 opiniões.


A SIB deve ser a casa que entende e acolhe todos os tipos de ser judeu: religioso ou secular, porém todos sionistas e com forte orgulho de nossa identidade. Cada um de nós representamos e lutamos por um Israel livre, seguro e democrático. Vamos juntos garantir um Judaísmo que permita a sobrevivência da Sociedade Israelita da Bahia para nossos filhos e netos.



15 de Adar de 5783, 07 de março de 2023


Rogério Palmeira & Izio Kowes

Presidente e vice-Presidente da SIB


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page